Provedores de e-mail são plataformas que possibilitam que usuários online criem endereços eletrônicos para receber e enviar mensagens. Dois dos mais famosos são o Google (Gmail) e a Microsoft (Outlook), mas eles não se classificam entre os mais seguros. A seguir, confira cinco provedores seguros para e-mail que podem dificultar invasões hacker.

Leia mais:

publicidade

5. ProtonMail

ProtonMail provedor
Divulgação: ProtonMail

Este é, com certeza, um dos mais seguros do mundo e ainda oferece uma conta gratuita. A plataforma Proton se destaca pela criptografia assimétrica de ponta a ponta: isso significa que a pessoa que envia o e-mail utiliza chaves de processamento e segurança que são diferentes daquelas da pessoa que recebe a mensagem. Essa diversidade aumenta a segurança das mensagens, além do fato de a plataforma armazenar os dados com criptografia de acesso zero, o que significa que a própria empresa não sabe sua senha e não pode decodificar seus e-mails.

Outro ponto positivo é você definir uma data de expiração para os e-mails que envia: uma vez que a data expirar, o e-mail é autodestruído da caixa da pessoa que o recebeu. É possível usar o serviço online pelo PC ou por aplicativo no celular. De qualquer forma, no plano gratuito, você pode usufruir de um armazenamento total de 500 MB e até 150 mensagens por dia.

publicidade

4. Mailbox.org

MailBox provedor
Divulgação: MailBox

Já para os que desejam uma experiência similar ao Gmail e Outlook, então o Mailbox é para você: ele é oferece ferramentas como chamadas de vídeo, calendário, planejador de tarefas e até agenda para contatos. Sua nuvem é altamente criptografada e o serviço de e-mail detém criptografia PGP. Esta última é útil para, por exemplo, garantir que você se comunique com outra pessoa sem a necessidade de revelar certas chaves criptografadas e pessoais, as quais poderiam denotar quem você é.

A empresa que gerencia a plataforma utiliza energia verde para mantê-la e fornece sigilo até mesmo para os pagamentos realizadas para manter sua conta. Esta última indica que os usuários precisam, necessariamente, pagar para utilizar os serviços.

publicidade

3. HubSpot

HubSpot provedor
Divulgação: HubSpot

A HubSpot é indicada para quem tem clientes de segmentos da comunicação, com marketing e publicidade. Isso porque o provedor fornece um sistema “tudo em um” que engloba hospedagem de e-mail, serviços do setor de marketing e suporte de gerenciamento de conteúdo.

No quesito segurança, o provedor também oferece diversos recursos para garantir a proteção do usuário, e até conta com a autenticação de dois fatores. Além disso, há recursos que garantem que o seu e-mail de marketing não seja jogado na caixa de spam, como é o caso da tecnologia que utiliza os padrões de autenticação BIMI; essa característica é útil, por exemplo, para assessores que enviam propostas para outros jornalistas e empresas, e precisam ter certeza de que o planejamento enviado caiu na caixa de entrada principal. Contêm planos gratuito e pago.

publicidade

2. Zoho Mail

ZohoMail provedor
Divulgação: ZohoMail

O provedor Zoho Mail é outro que pode substituir o Gmail e Outlook, só que com mais segurança. Ele detém criptografia assimétrica e uma assinatura digital única que impede a falsificação do e-mail, além de software para a produção de planilhas, serviço de webinar, chats e muito mais. Esta plataforma também é paga.

1. Tutanota

Tutanota provedor
Divulgação: Tutanota

O Tutanota garante inúmeros recursos de segurança, como criptografia de ponta a ponta, autenticação de dois fatores, criptografia simétrica e assimétrica simultaneamente, bloqueio de imagem, notificações sobre ataques phishing, etc. O plano gratuito serve para uso pessoal e além de todo o esquema de segurança, ainda é possível obter 1 GB de armazenamento e um calendário.