Toda semana, no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. Esta semana, as escolhas foram feitas por estudantes do Colégio João Machado, em João Pessoa, Paraíba. Confiram:

Recife Cósmico

[ Créditos: NASA, ESA, STScI ]

Rebeca Simões Paiva, no 1° ano do Ensino Médio, escolheu essa belíssima imagem que registra as nebulosas NGC 2014 (laranja) e a NGC 2020 (azul). Tratam-se de dois distintos berçários estelares localizados a 158 mil anos-luz de distância, na Grande Nuvem de Magalhães, galáxia satélite da Via Láctea. Esta imagem do Telescópio Espacial Hubble revela como estrelas jovens, massivas e energéticas esculpem e iluminam o seu local de nascimento com ventos poderosos e radiação ultravioleta abrasadora. A imagem, apelidada de “Recife Cósmico”, foi uma das imagens feitas em celebração aos 30 anos de exploração dos céus pelo Telescópio Espacial Hubble.

publicidade

Original em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f4/NGC_2014%2C_NGC_2020_-_HST_-_Heic2007a.jpg/1280px-NGC_2014%2C_NGC_2020_-_HST_-_Heic2007a.jpg

Galáxia do Sombreiro em Infravermelho

[ Créditos: NASA/JPL-Caltech, STScI/AURA ]

Guilherme Leite Cavalcante Bezerra de Barros, também no primeiro ano do Ensino Médio, escolheu este magnífico registro da Galáxia do Sombreiro, composta pelas imagens captadas pelos Telescópios Espaciais Hubble e Spitzer. Também chamada de Messier 104 ou simplesmente M104, a Galáxia do Sombreiro tem esse nome porque, na luz visível de nossos telescópios, a galáxia se assemelha a um chapéu mexicano de abas largas. Entretanto, na visão infravermelha do Spitzer, ela parece mais um “olho de boi”. A galáxia Sombrero está localizada a cerca de 28 milhões de anos-luz de distância na direção da Constelação de Virgem.

publicidade

Original em: https://cdn.spacetelescope.org/archives/images/large/opo0328b.jpg 

Quem escolheu

Tanto a Rebeca quanto o Guilherme, são alunos do João Machado Colégio e Curso em João Pessoa, que no último dia 17 de novembro, recebeu a visita da Associação Paraibana de Astronomia para uma atividade da disciplina eletiva de Astronomia ministrada pelo Professor Mildson. Além de palestra, a atividade contou com uma exposição de modelos tridimensionais de asteroides e de uma representação do Sistema Solar em Escala.

[ Estudantes da disciplina eletiva de Astronomia do colégio João Machado durante a visita da Associação Paraibana de Astronomia – Foto: João Machado Colégio e Curso ]