O ChatGPT, da OpenAI, apresentou instabilidade no começo da noite desta terça-feira, 21 de novembro. Quem tentou usar a plataforma, provavelmente recebeu algumas mensagens de erro como resposta, até mesmo entre usuários pagos.
Entre as mensagens de erros que aparecem no chatbot da OpenAI, estão:
- “ChatGPT is at capacity right now” (ChatGPT está lotado agora);
- “Something went wrong. If this issue persists please contact us through our help center at help.openai.com” (Algo deu errado. Se o problema persistir, entre em contato conosco através de nossa central de ajuda em help.openai.com)
- “We’re experiencing exceptionally high demand. Please hang tight as we work on scaling our systems” (Estamos enfrentando uma demanda excepcionalmente alta. Aguarde enquanto trabalhamos no dimensionamento de nossos sistemas)
- É possível ver esta última mensagem na imagem abaixo.
Leia mais:
- ChatGPT: OpenAI forma equipe para monitorar IA e “evitar” apocalipse
- ChatGPT: como usar no celular?
- WebChatGPT: o que é e como funciona a extensão que permite pesquisas web

O site especializado Downdetector registrou um pico de instabilidade conforme registro de problemas dos usuários para usar o chatbot. O início das reclamações se deu por volta das 18h41 desta terça-feira, e ainda perdura até a publicação desta matéria.

Como especialistas apontam, quedas de sites, aplicativos e redes sociais muitas vezes estão relacionadas com atualizações que dão errado. E a queda do chatbot da OpenAI veio logo após a empresa anunciar a disponibilidade de um novo recurso, com o ChatGPT com voz agora disponível para todos os usuários gratuitos.
ChatGPT instável
A instabilidade do chatbot da OpenAI não aconteceu apenas no Brasil. Nas redes sociais, usuários e páginas ao redor do mundo postaram sobre o problema. Veja alguns exemplos abaixo:
Alternativas

A boa notícia é que a comunidade de chatbots é populosa. Ou seja, você pode conversar com outros “robôs” (alguns de graça, ainda por cima) ou até implementá-los em projetos.
Para dias em que o ChatGPT estiver sobrecarregado ou simplesmente te bater a curiosidade de conhecer outros similares a ele, o Olhar Digital separou dez opções.