MediaTek quer colocar IA estilo ChatGPT dentro de celulares baratos

A iniciativa da MediaTek segue a tendência da Qualcomm com seu Snapdragron 7 Gen 3, que levou a IA generativa para fora do segmento premium
Pedro Spadoni21/11/2023 10h02
Celular com logotipo da MediaTek na tela colocado em frente tela de computador com página sobre IA aberta
(Imagem: T. Schneider/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A fabricante de chips MediaTek anunciou o lançamento do Dimensity 8300, destinado a equipar smartphones mais acessíveis com capacidades de inteligência artificial (IA) generativa – a tecnologia por trás do ChatGPT, por exemplo.

Para quem tem pressa:

  • A MediaTek anunciou o lançamento do Dimensity 8300, destinado a smartphones mais acessíveis, com foco em capacidades de inteligência artificial (IA) generativa;
  • A iniciativa segue a tendência da Qualcomm, que recentemente lançou o Snapdragon 7 Gen 3, levando IA generativa para smartphones fora do segmento premium.
  • A MediaTek destacou os benefícios do processamento local do Dimensity 8300 em comparação a soluções baseadas em nuvem, prometendo respostas mais rápidas, considerando informações pessoais, mesmo fora da área de cobertura da rede móvel;
  • Embora a empresa não tenha detalhado as capacidades específicas de IA, o Dimensity 8300 oferece melhorias gerais em relação ao seu antecessor, incluindo ganhos de 20% em velocidade para a CPU, 30% em eficiência energética, 60% a mais de desempenho na GPU e 55% a mais de eficiência energética.
  • A MediaTek não revelou quais marcas de celulares adotarão o Dimensity 8300.

Essa novidade segue a tendência iniciada pela Qualcomm na semana passada com o Snapdragon 7 Gen 3, que trouxe a IA generativa no próprio dispositivo para smartphones abaixo do segmento premium, conforme apontado pelo CNET.

Leia mais:

IA e novo processador da MediaTek

(Imagem: Reprodução/MediaTek)

A MediaTek não detalhou as capacidades da IA generativa do Dimensity 8300, mas destacou os benefícios de processamento local em comparação a soluções baseadas em nuvem.

Ainda segundo a empresa, o processamento no dispositivo proporciona respostas mais rápidas, considerando informações pessoais e funcionando mesmo fora da área de cobertura da rede móvel.

A fabricante não divulgou métricas de desempenho para a IA do Dimensity 8300, mas espera-se que sejam inferiores ao topo de linha Dimensity 9300. Este último pode executar modelos de IA com sete bilhões de parâmetros por segundo, enquanto o Dimensity 8300 suporta modelos de linguagem grandes com até dez bilhões de parâmetros.

Além das capacidades de IA, a MediaTek ressaltou melhorias gerais em relação ao seu antecessor, o Dimensity 8200. O Dimensity 8300 oferece ganhos de 20% em velocidade para a CPU, até 30% em eficiência energética, 60% a mais de desempenho na GPU e 55% a mais de eficiência energética.

Além disso, a unidade de processamento de IA é a mesma do Dimensity 9300. Isso, segundo a fabricante, oferece um desempenho melhor em tarefas convencionais de IA, como aprimoramento de fotos.

Apesar do anúncio, a MediaTek não revelou quais marcas de celulares adotarão o Dimensity 8300. O Dimensity 8200 está presente em dispositivos como o Vivo V29 Pro e o Vivo V27 Pro, que não tiveram lançamento amplo nos EUA.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.