Confira o Olhar Digital News na íntegra

Uma mensagem transmitida por laser chegou à Terra proveniente de uma distância inédita de 16 milhões de km. Do que será que estamos falando?
Por Júlia Dal Rovere, editado por Bruno Capozzi 21/11/2023 21h19, atualizada em 21/11/2023 21h27
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Esses são alguns destaques da edição desta terça-feira (21):

Curitiba é a cidade mais inteligente do mundo!

Você sabia que a cidade mais inteligente do mundo está no Brasil? Curitiba conquistou o World Smart City Awards 2023 neste mês. A iniciativa tem como objetivo reconhecer ideias e projetos inovadores para melhorar a qualidade de vida nas cidades, sobretudo no que diz respeito à sustentabilidade e à economia. Para falar mais sobre o assunto, recebemos o Luciano Machado, engenheiro civil e especialista em geotecnia.

Minicarro elétrico tem um único lugar e preço “popular”

Se você é daquelas pessoas que gosta da própria companhia ao dirigir, a startup japonesa KG Motors tem uma solução prática e acessível para você: um veículo elétrico de um único assento. A novidade surgiu em meio a uma onda de modelos que se adaptam à mobilidade urbana, pensando na praticidade de uso durante a semana. Ou seja, você com certeza não terá problemas para estacionar esse carro.

Olhar Digital traz as melhores ofertas Black Friday para você!‌

A Black Friday acontece em 24 de novembro e o Olhar Digital separou as melhores ofertas para você conseguir aproveitar e economizar o máximo nesse período de compras. Confira!

Terra recebe mensagem vinda de milhões de km no espaço

Uma mensagem transmitida por laser chegou à Terra proveniente de uma distância inédita de 16 milhões de quilômetros. A experiência espacial profunda, conduzida pela NASA na sonda Psyche, marcou a primeira transmissão óptica de dados além da órbita lunar, sinalizando uma conquista que poderá transformar a forma como as espaçonaves se comunicam.

Nova cápsula ingerível monitora sinais vitais por dentro

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram uma cápsula ingerível capaz de monitorar sinais vitais, incluindo frequência cardíaca e padrões respiratórios, a partir do trato gastrointestinal dos pacientes. Conforme divulgado pelos pesquisadores, o dispositivo inovador também mostra potencial para detectar sinais de depressão respiratória durante uma overdose de opioides, segundo Giovanni Traverso, professor associado de engenharia mecânica do MIT.

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.