Imagem: Ascannio / Shutterstock.com
A Baidu comemora um aumento promissor na receita, impulsionado pelo sucesso de seu bot Ernie, no estilo ChatGPT. Como a primeira resposta significativa da China ao ChatGPT da OpenAI, Ernie está se mostrando um recurso formidável, contribuindo para um aumento de 6% na receita, atingindo 34,4 bilhões de yuan (US$ 4,8 bilhões ou R$ 23,7 bilhões) de julho a setembro, ligeiramente acima das expectativas.
A empresa, pioneira na próspera indústria de IA da China, acredita que Ernie desempenhará um papel crucial no fortalecimento da receita publicitária durante o último trimestre de 2023. As ações da Baidu registraram um aumento de mais de 1% nas negociações antes da abertura do mercado em Nova York, após o anúncio.
Leia mais:
No meio de uma recuperação desigual na arena da internet chinesa, exacerbada por anos de desafios da era da Covid-19, a Baidu enfrenta o espectro de uma possível espiral deflacionária na economia do país. O recente evento de compras Singles’ Day, apesar de superar as expectativas, deixou os investidores preocupados com os gastos modestos em plataformas de comércio eletrônico.
Para reforçar seu compromisso com a inovação, a Baidu nomeou Sandy Xu, CEO do shopping online JD.com Inc., como diretora independente em seu conselho. Essa movimentação ocorre em meio a uma enfraquecimento do marketing de comércio eletrônico, que representa aproximadamente 10% das vendas totais de publicidade.
Embora a Baidu tenha superado as expectativas com um lucro líquido de 6,7 bilhões de yuan no trimestre, alguns analistas observaram uma desaceleração trimestral no crescimento da receita. Apesar das incertezas de curto prazo, a Baidu permanece otimista em relação ao seu futuro impulsionado pela IA, com Ernie integrado a produtos principais, desde busca até mapas e compartilhamento de arquivos.
No curto prazo, a Baidu continua a depender da publicidade como sua principal fonte de receita. Plataformas de vídeo curto, como o Douyin da ByteDance, representam uma ameaça, atraindo usuários e profissionais de marketing para longe das plataformas de busca tradicionais. A participação da Baidu no tempo de tela dos usuários móveis chineses permaneceu amplamente inalterada em 8%, enquanto a ByteDance aumentou sua fatia para 25%, de acordo com dados da QuestMobile do ano passado.
No entanto, o cenário geopolítico global lança uma sombra sobre os gigantes da tecnologia da China. Os esforços da administração do presidente americano Joe Biden para restringir o acesso de Pequim a chips de ponta para aplicações militares estão agora impactando a Baidu. A empresa está ativamente procurando alternativas domésticas enquanto se prepara para possíveis desafios em sua cadeia de suprimentos de chips de IA.
Esta post foi modificado pela última vez em 24 de novembro de 2023 22:15