A tecnologia dos veículos autônomos vai muito além dos carros e também será aplicada em outros segmentos da indústria, um deles é a construção civil. Pesquisadores do ETH Zurich, o Instituto de Tecnologia da Suiça, apresentaram uma novidade que pode mudar o jogo no setor: uma escavadeira que trabalha sozinha.

Leia mais:

Como é o trator autônomo?

  • Ainda em testes, o veículo supreendeu e conseguiu construir sozinho um muro de pedra de 6 m de altura e 65 m de comprimento.
  • A máquina não é totalmente nova. Ela foi criada a partir de uma escavadeira comum modificada, a Menzi Muck M545.
  • A criação ganhou o apelido de HEAP, ou basicamente Escavadeira Hidráulica Autônoma na sigla em inglês.
  • Equipado com sensores (GPS e LiDAR), o veículo conseguiu preparar o terreno e encontrar sozinho as pedras usadas para erguer o muro.
Imagem: Reprodução/Girts Apskalns/ETH Zurich

Por meio de uma combinação de algoritmo e mapa digital, a máquina pode ainda examinar cada pedra e selecionar qual é a melhor para preencher os espaços no muro com segurança, dispensando até a necessidade de acabamento mais tarde, dizem os criadores.

A máquina leva até 30 pedras por vez e demora 12 minutos para colocar cada uma delas no muro. Parece um processo demorado, mas, é o tempo médio que um operador humano leva para fazer o mesmo.

publicidade
Por segurança, A escavadeira só precisa de um operador humano para se mover de um ponto a outro no canteiro de obras. Imagem: Reprodução/Marc Schneider/ETH Zurich

Na prática, veículos como esse podem facilitar a produção de mais estruturas grandes, já que podem mover pedras de até uma tonelada. Mais detalhes sobre a criação foram apresentados na revista Science Robotics.