Espécies recém-descobertas e que viveram há quase meio bilhão de anos podem fornecer as peças que faltavam para o quebra-cabeça de onde a Tailândia se encaixava no antigo supercontinente de Gondwana. O estudo foi publicado na revista científica Papers in Palaeontology.
Leia mais
- Novos segredos sobre o continente Zelândia são descobertos
- Pegadas de aves de 120 milhões de anos são encontradas na Austrália
- Fósseis de 160 milhões de anos desvendam mistérios sobre a evolução das lampreias
Cientistas descobriram a idade dos materiais
- Os fósseis foram descobertos em uma região pouco estudada da Tailândia, Ko Tarutao.
- Eles estavam em uma camada de rocha chamada tufo.
- Muito resistente, ela é formada quando as cinzas das erupções vulcânicas se instalam no fundo do mar e são gradualmente comprimidas em rocha sólida.
- Dentro do tufo que continha os fósseis, os pesquisadores também identificaram cristais de zircônio, um mineral quimicamente estável e resistente contendo átomos de urânio, que gradualmente decaem e se transformam em átomos de chumbo.
- Dessa forma, os cientistas usaram técnicas de isótopos de rádio para descobrir a idade dos materiais encontrados.
- As informações são da IFLScience.

Tailândia fazia parte do supercontinente de Gondwana
Segundo o estudo, os fósseis de trilobitas, artrópodes característicos do Paleozoico, datavam de cerca de 490 milhões de anos.
Além de descobrir as novas espécies, os pesquisadores encontraram 12 tipos de trilobita que nunca haviam sido descobertos na Tailândia, mas haviam sido encontrados em outros lugares do planeta. Juntamente com a datação do tufo, isso poderia fornecer pistas sobre onde a região estaria em relação a outros países quando todos faziam parte do Gondwana, um antigo supercontinente.
Agora podemos conectar a Tailândia a partes da Austrália, uma descoberta realmente empolgante. Os tufos nos permitirão não apenas determinar a idade dos fósseis que encontramos na Tailândia, mas entender melhor partes do mundo como China, Austrália e até mesmo a América do Norte, onde fósseis semelhantes foram encontrados em rochas que não podem ser datadas.
Shelly Wernette, primeira autora do estudo
As descobertas sugerem que a região que se tornou a atual Tailândia estava nas margens externas do supercontinente de Gondwana. Agora, os pesquisadores querem buscar mais informações sobre a história geográfica das outras áreas onde os trilobitas também foram encontrados.