Wish: novo filme da Disney luta com Jogos Vorazes pelo topo da bilheteria nos EUA

Disney vem de uma sequência de lançamentos que não decolaram de primeira e, agora, ficou em segundo lugar, perdendo para Jogos Vorazes
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 24/11/2023 15h18
Jogos Vorazes
Imagem: Divulgação/© 2023 Lionsgate
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O cinema voltou com tudo e o feriado de Ação de Graças, nos Estados Unidos, costuma ser um momento competitivo para as produções em cartaz. Esse ano, no entanto, a Disney não teve bons resultados e, novamente, ficou atrás de outro blockbuster hollywoodiano. Estamos falando de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, já em sua segunda semana de exibição. A estreia de Napoleão e a resistência de Trolls 3 deixam o cenário ainda mais acirrado.

Leia mais:

Disney vs. Jogos Vorazes

Nos Estados Unidos, a Disney lançou Wish: o Poder dos Desejos, que tem data de estreia no Brasil prevista para janeiro de 2024.

No entanto, diferentemente do esperado, a empresa não levou a melhor e arrecadou US$ 3,9 milhões no dia de Ação de Graças, na última quinta-feira (23). Segundo a Variety, a projeção é gerar US$ 35 milhões nos cinco primeiros dias de exibição.

O problema é que a Disney enfrenta concorrência: Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes está na sua segunda semana em cartaz e não deu sinais de queda. O filme custou US$ 100 milhões e já arrecadou US$ 69,6 milhões nos Estados Unidos. Apenas no dia de Ação de Graças, foram US$ 5,9 milhões.

A título de comparação, o filme da Disney custou US$ 200 milhões. Ou seja, a empresa precisa insistir na animação para lucrar.

Wish está previsto para estrear no Brasil em janeiro de 2024 (Foto: Disney/Divulgação)

Mais competição

  • Além de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, no topo, e Wish: o Poder dos Desejos, em segundo lugar, Napoleão fechou o feriado de Ação de Graças em terceiro lugar nas bilheterias dos Estados Unidos.
  • O filme dirigido por Ridley Scott, que conta a história do imperador francês Napoleão Bonaparte, também custou US$ 200 milhões e, na quinta-feira, arrecadou US$ 4,4 milhões. A estimativa é que o longa ganhe mais US$ 33 milhões nos 5 primeiros dias em cartaz.
  • No entanto, ao contrário da Disney, Napoleão não tem tanto o que se preocupar: trata-se de uma produção da Apple distribuída pela Sony Pictures e a estreia nos cinemas é apenas uma maneira de divulgar a obra para o lançamento na plataforma de streaming da empresa, o Apple TV +.
  • Trolls 3, que está em cartaz há semanas, continua na disputa, assumindo o quarto lugar. Apenas no dia de Ação de Graças, o filme arrecadou US$ 2,6 milhões e deve angariar mais US$ 23,2 milhões nos cinco dias da semana.
  • Depois, vem Thanksgiving, filme de terror dirigido por Eli Roth, que somou cerca de US$ 2 milhões em ingressos no dia do feriado.
Napoleão ficou em terceiro lugar nas bilheterias estadunidenses (Foto: Apple/Divulgação)

Pós-pandemia

Os números de bilheteria esse ano, mais especificamente durante o feriado dos Estados Unidos, mostram uma melhora na venda de ingressos desde o retorno às salas, depois da pandemia de Covid-19.

Porém, os números atuais nem se comparam ao que eram antes, quando Ralph Quebra a Internet e Creed II arrecadaram US$ 315,6 milhões em apenas um dia em 2018.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.