A Black Friday é a oportunidade para consumidores economizarem nas compras e para os comerciantes faturarem mais. Mas não são só esses dois grupos que estão aproveitando o período. Criminosos também enxergam nele a chance de se beneficiar com a aplicação de golpes.

Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, entre janeiro e julho de 2023, o Brasil ultrapassou a marca de 5,6 milhões de tentativas de golpes. Se tivessem sido bem-sucedidas, teriam resultado em mais de R$ 31,3 bilhões em perdas para as empresas e consumidores.

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Para evitar que mais pessoas caiam em golpes, a Serasa Experian deu algumas dicas de como se proteger:

Cuidados nas compras:

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  • Escolher sites e lojas confiáveis e com boa reputação;
  • Desconfiar de ofertas muito atrativas;
  • Ler avaliações e opiniões sobre o produto;
  • Ter cuidado com o golpe do brinde e não fazer pagamentos para entregas não solicitadas;
  • Ter cuidado com links compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais ou SMS;
  • Incluir suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
  • Garantir que seus documentos, celulares e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos.

Leia mais:

Cuidados com dados bancários:

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  • Cadastrar suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
  • Criar senhas seguras e atualizá-las com frequência;
  • Não fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
  • Não emprestar ou vender seus dados;
  • Não fazer transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
  • Manter dispositivos atualizados;
  • Monitorar o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.

Como as empresas podem se proteger?

  • Prezar pela autenticação com a mínima fricção na experiência do cliente, deixando os processos ágeis, seguros e sem atrito;
  • Alertar os clientes sobre os golpes comuns no segmento;
  • Proteger suas plataformas de pagamento online;
  • Analisar perfis e comportamentos de consumo com risco;
  • Confirmar a identidade dos seus usuários a fim de evitar o uso indevido de seus dados por terceiros ou fraudadores;
  • Contar com soluções que acompanhem a evolução dos golpes, mantendo o consumidor protegido no processo de prevenção à fraude e combinando tecnologia, dados e inteligência.

Caio Rocha, Diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, complementa os cuidados:

Para evitar fraudes, as empresas precisam ter uma estratégia de autenticação contínua que combine camadas de proteção em todas as etapas da jornada, garantindo que o consumidor é quem diz ser.

Como a Serasa estima riscos de fraudes?

Para avaliar o risco de fraudes na Black Friday, a Serasa Experian cruzou as estimativas de vendas da Confi Neotrust, que projetou R$6,92 bilhões em transações comerciais durante o evento, com a taxa de fraude dos modelos da Datatech.