Entre as muitas funções que o ecossistema da Apple proporciona para seus usuários está o AirDrop, uma ferramenta que traz rapidez e agilidade para quem deseja compartilhar dados entre um iPad e um iPhone, por exemplo. Confira o passo a passo que o Olhar Digital preparou de como usar o AirDrop no iPhone e iPad.

Leia mais:

O que é e como funciona o AirDrop?

Criado pela Apple com o intuito de superar a velocidade de conexão e transferência de dados entre equipamentos Apple. O AirDrop é uma tecnologia que permite a transferência de forma instantânea de arquivos entre dispositivos próximos, sem a necessidade de cabos ou conexão à internet. Em resumo o AirDrop usa uma combinação entre o Bluetooth e o Wi-Fi para criar uma rede ponto a ponto entre os dispositivos Apple.

O AirDrop é um sistema muito útil e rápido por usar tanto o Bluetooth quanto o Wi-Fi para fazer uma transmissão de dados mais eficiente. (Imagem: Pexels)

Para usar a ferramenta do AirDrop, o usuário precisa estar tanto com o bluetooth quanto com o Wi-Fi ligados, tanto no dispositivo que irá emitir os dados quanto em quem irá receber as informações. Vale frisar também que para essa troca acontecer é preciso que o usuário tenha ambos os dispositivos próximos. Assim, basta selecionar no dispositivo os arquivos que deseja e logo a troca de dados será realizada normalmente.

publicidade

Antes de usar o AirDrop, veja essas dicas

  • Certifique-se de que a pessoa a quem você deseja enviar o conteúdo está próxima e ao alcance do Wi-Fi e do Bluetooth. Ambos devem ter o Wi-Fi e o Bluetooth ativados. Se o Acesso Pessoal estiver ativado para qualquer um de vocês, desligue-o.
  • Confirme se a pessoa a quem você deseja enviar o conteúdo tem o AirDrop configurado para Apenas Contatos. Se for esse o caso e você estiver nos contatos dela, ela deve ter seu endereço de e-mail do ID Apple ou número de celular no cartão de contato para que o AirDrop funcione.
  • Se você não estiver na lista de contatos dela, peça que ela altere a configuração de recebimento do AirDrop para Todos para poder receber o arquivo.

Usando o AirDrop

  1. Abra um aplicativo que permita compartilhar

    Abra um aplicativo e clique em Compartilhar ou no botão Compartilhar. Se estiver compartilhando uma foto do aplicativo Fotos, deslize para a esquerda ou para a direita para selecionar várias fotos.

  2. Toque em AirDrop

    Agora toque no botão que simboliza o AirDrop para começar o processo de compartilhamento dos dados.

  3. Selecione o usuário que deseja compartilhar

    Depois toque no usuário que deseja compartilhar os dados que irá aparecer na tela do seu iPhone. Assim como você pode optar por compartilhar os dados entre os seus próprios dispositivos da Apple.

É importante ficar atendo, pois caso o seu dispositivo mostre uma notificação em vermelho, isso significa que você poderá ter vários dispositivos próximos com os quais poderá compartilhar fotos, documentos e vídeos.

Como aceitar conteúdos enviado por AirDrop

  1. Primeiro, ao receber um arquivo pelo AirDrop você verificar se é algo ligado a alguém de seu conhecimento e logo após tocar em ‘Aceitar’;
  2. Ao tocar em aceitar, aguarde alguns instantes até que os dados sejam recebidos por completo e pronto. Você terá acesso ao que enviaram da seguinte mateira: fotos e vídeos estarão no App Fotos e links serão abertos diretamente pelo app Safari do seu iPhone.