Toda semana, no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. Esta semana, as escolhas foram feitas por estudantes do Ciências Online Nicolinha & Kids. Confiram:

Galáxia de Andrômeda

[ Créditos: Subaru (NAOJ), Hubble (NASA/ESA), Mayall (NSF) ]

Maria Eduarda Uchoa Barbosa, de 11 anos e estudante do Colégio Farias Brito Júnior Central, de Fortaleza, no Ceará, escolheu essa belíssima imagem da Galáxia de Andrômeda registrada pelo Telescópio Espacial Hubble e combinada com dados dos telescópios terrestres Mayall e Subaru. Também conhecida como Messier 31 ou simplesmente M31, a Galáxia de Andrômeda fica a 2 milhões e meio de anos-luz de distância na direção da Constelação de Andrômeda e é uma das poucas galáxias que podem ser vistas a olho nu a partir de locais escuros, com pouca poluição luminosa.

Original em: https://apod.nasa.gov/apod/image/2201/M31_HstSubaruGendler_5000.jpg

Roda de Carro

[ Créditos: NASA/ESA ]

João Emanuel Coslop Camporez, de 11 anos e de Vila Velha, no Espírito Santo, escolheu este fantástico registro de outra galáxia, a “Roda de Carro”, que tem esse nome devido ao seu formato peculiar. A partir deste registro impressionante feito pelo telescópio Espacial James Webb, os cientistas acreditam que ela está em um processo de transição. Ela seria uma galáxia espiral que se chocou com outra menor e isso está mudando sua estrutura, deixando-a cada vez mais parecida com um anel. A Galáxia da Roda de Carro está localizada a cerca de 500 milhões de anos-luz, na direção da Constelação do Escultor.

publicidade

Original em: https://www.esa.int/var/esa/storage/images/esa_multimedia/images/2022/08/cartwheel_galaxy_miri/24385912-1-eng-GB/Cartwheel_Galaxy_MIRI.jpg 

Quem escolheu

Tanto a Maria Eduarda quanto o João Emanuel, são membros do Clube de Ciências Online Nicolinha & Kids, que reúne meninos e meninas de todo o Brasil para aprender mais sobre astronomia e outras ciências. A iniciativa de criação do clube foi de Nicole Semião, a Nicolinha, considerada a mais jovem astrônoma do mundo e que recebeu o prêmio internacional de Criança Prodígio 2022 pelo Global Child Prodigy Awards. Atualmente, o Clube da Nicolinha conta com mais de 150 participantes de todo o Brasil e alguns brasileiros em outros países.

[ Alguns dos membros do clube durante uma aula sobre impactos de asteroides com os Professores Marcelo Zurita e Marcelo Adorna – Imagem: Clube de Ciências Online Nicolinha & Kids ]