A BYD, fabricante chinesa de veículos elétricos, comemorou a produção do seu 6.000.000º Veículo de Nova Energia (NEV, na sigla em inglês). O modelo escolhido para o marcar a ocasião foi o novo Fangchengbao Bao 5, com um trem de força híbrido plug-in. O SUV off-road saiu da linha de produção na fábrica da BYD em Zhengzhou.

Para quem tem pressa:

  • ​​A BYD, fabricante chinesa de veículos elétricos, celebrou a produção de seu 6.000.000º Veículo de Nova Energia (NEV) – e o modelo escolhido para marcar a ocasião foi o SUV off-road Fangchengbao Bao 5, com trem de força híbrido plug-in;
  • Até o momento, nenhuma outra fabricante atingiu a marca de seis milhões de veículos recarregáveis fabricados;
  • A BYD alcançou seu milhão mais recente de modelos produzidos em pouco mais de três meses, evidenciando o rápido crescimento na produção de EVS;
  • Com essa conquista, a fabricante chinesa emerge como concorrente da estadunidense Tesla no mercado de carros totalmente elétricos.

Até a publicação desta nota, nenhuma outra fabricante tinha produzido seis milhões de veículos recarregáveis, segundo o site Inside Evs. Além disso, a BYD produziu um milhão de EVs (seu milhão mais recente) em pouco mais de três meses.

Leia mais:

6.000.000º carro da BYD

Equipe da BYD em volta do Fangchengbao Bao 5
(Imagem: Divulgação/BYD)

Segundo o site, o total de EVs produzidos pela BYD contempla pouco mais de três milhões de modelos totalmente elétricos e quase três milhões de veículos híbridos plug-in. Para você ter uma ideia, a Tesla produziu e vendeu mais de cinco milhões de carros totalmente elétricos.

publicidade

Agora, a BYD compete com a fabricante estadunidense de Elon Musk no segmento de carros totalmente elétricos. Além disso, as vendas de veículos elétricos da empresa chinesa aumentaram mais de 165 mil modelos em outubro (num total de mais de 300 mil).

Confira abaixo uma breve linha do tempo com os principais marcos galgados pela BYD:

  • 1995: Fundação da empresa de baterias BYD (inicialmente NiMH);
  • 2003: Fundação da BYD Auto;
  • 2008: Introdução do primeiro Veículo de Nova Energia (NEV, na sigla em inglês);
  • Maio de 2021: 1 milhão de NEVs fabricados, após 13 anos;
  • Novembro de 2022: 3 milhões de NEVs fabricados (18 meses após o primeiro milhão);
  • Agosto de 2023: 5 milhões de NEVs (9 meses após o terceiro milhão);
  • 24 de novembro de 2023: 6 milhões de NEVs (pouco mais de três meses após o quinto milhão).

Atualmente, o Grupo BYD está em processo de expansão, com as séries Dynasty e Ocean da BYD, complementadas por Denza e duas novas marcas: Fangchengbao e Yangwang.

Fangchengbao Bao 5

Fangchengbao Bao 5, da BYD, andando na rua
(Imagem: Divulgação/BYD)

O SUV off-road Fangchengbao Bao 5, chamado de “SUV super híbrido hardcore” pela fabricante, é um novo modelo sob a nova marca Fangchengbao. O primeiro carro foi entregue a um cliente na China em 23 de novembro.

O Bao 5 é baseado na plataforma Sistema Super Híbrido Dual Mode Off-road (DMO) da BYD e é equipado com uma bateria de 31,8 kWh, com autonomia totalmente elétrica para até 125 quilômetros. A autonomia total é estimada em 1,2 mil quilômetros.

A BYD pretende expandir a linha Fangchengbao em 2024 com dois modelos adicionais – Bao 3 e Bao 8.