Produtividade e otimização de recursos são termos-chave para as companhias na atualidade. Em um contexto econômico desafiador e em constante mudança, o segredo é poder fazer mais com menos. Um objetivo que pode ser mais facilmente alcançado ao aplicar uma poderosa combinação de soluções: automação e inteligência artificial (IA). A integração entre as duas tecnologias traz novas oportunidades para os negócios, permitindo redução de custos operacionais e falhas ao mesmo tempo em que melhora a produtividade e acelera o tempo de entrega de produtos e serviços. Além de impulsionar o crescimento econômico, também contribuem para enfrentar importantes desafios sociais em áreas que vão da saúde às alterações climáticas.

Segundo dados da IBM, empresas que adotam soluções para automação de processos e IA reduzem em 80% o tempo gasto com processos manuais, podendo tornar o tempo de entrega seis vezes mais rápido. Além disso, os recursos humanos das empresas se qualificam com novas habilidades e as operações de TI podem ser otimizadas, com melhor performance e disponibilidade. Não é por acaso que 79% dos estrategistas corporativos consideram a IA e a análise de dados essenciais para seu sucesso nos próximos dois anos, enquanto 80% dos executivos acreditam que a automação pode ser aplicada a qualquer decisão de negócios.

“Com o advento das tecnologias cognitivas, a automação está ganhando mais espaço e oportunidades. A inteligência artificial (IA) é um catalisador fundamental para a automação avançada de processos, principalmente em relação às ações de inovação e geração de valor”, afirma Thiago Araki, diretor sênior de Tecnologia da Red Hat para a América Latina. “Juntas, essas soluções permitem captar e analisar uma quantidade muito maior de dados, contribuindo para tomadas de decisões mais rápidas e eficientes”, diz.

Foco na produtividade e nos processos

Além da automação industrial tradicional e dos robôs de última geração, novos sistemas surgem a cada dia, nos mais variados ambientes, proporcionando inovações que vão desde veículos autônomos até cidades inteligentes, passando por caixas automáticos nos supermercados e casas conectadas. Grande parte deste progresso foi impulsionado por melhorias em sistemas e componentes, incluindo sensores e softwares. Com o avanço da IA, todo esse ecossistema ganhou um novo fôlego, à medida que os algoritmos de aprendizagem automática se tornaram mais sofisticados e aproveitaram enormes aumentos no poder computacional e no crescimento exponencial dos dados disponíveis para treiná-los.

“Geramos, diariamente, mais de 328,77 milhões de terabytes de dados. Lidar com essa grande quantidade de informações de maneira inteligente, extraindo seu potencial e aplicando de modo eficiente na tomada de decisões só é possível com a automação, impulsionada pela inteligência artificial, que permite captá-los e curá-los da melhor forma para a implementação em uma série de casos de uso”, afirma Gilson Magalhães, Presidente da Red Hat Brasil e VP de Contas Enterprise da Red Hat América Latina.

A automatização de processos, a partir do aprendizado de máquinas, pode melhorar a experiência dos clientes por meio da personalização de recomendações de produtos e de uma entrega mais ágil de serviços. Exemplos não faltam na saúde, na educação e, principalmente, na indústria 4.0. Além disso, possibilita uma rápida identificação de anomalias ou de transações fraudulentas, aumentando a segurança e o compliance.

“A produtividade, no entanto, talvez seja o benefício mais evidente para as empresas ao combinar inteligência artificial e automação. Ao adotar plataformas inteligentes, as companhias podem automatizar tarefas repetitivas e rotineiras, liberando as equipes para focar na criatividade, na inovação e no desenvolvimento de novos produtos e serviços”, afirma Alexandre Duarte, VP de Serviços para a América Latina na Red Hat.  Impulsionado por estas tecnologias, o crescimento da produtividade poderá atingir 2% anualmente durante a próxima década, com 60% deste aumento proveniente de oportunidades digitais, como mostra levantamento da McKinsey.

Alexandre Duarte é VP de Serviços para a América Latina na Red Hat
Alexandre Duarte é VP de Serviços para a América Latina na Red Hat. Imagem: Divulgação

Automação aberta

O open source é de longe a melhor opção para construir soluções de automação e IA capazes de atender as necessidades atuais das empresas, além de prepará-las para o futuro. Ao permitir automatizar ambientes nativos da nuvem e gerenciar infraestrutura e serviços em nuvens públicas, privadas e híbridas com integrações certificadas, o Ansible Automation Platform da Red Hat, líder global no fornecimento de soluções open source, possibilita padronização do datacenter à nuvem e à edge, com uma plataforma de automação única e consistente.

“O Ansible habilita empresas para orquestrar a segurança com sistemas que usam uma coleção selecionada de módulos, funções e manuais para investigar e responder a ameaças. Por meio da plataforma é possível implantar, gerenciar e escalar de maneira consistente cargas de trabalho na infraestrutura que faz mais sentido para cada negócio”, explica Boris Kuszka, Diretor de Arquitetos de Soluções da Red Hat América Latina.

Apostando na poderosa combinação de sua plataforma de automação — apontada como líder pela Forrester Research no relatório The Forrester Wave™: Infrastructure Automation, Q1 2023 — com a inteligência artificial, a Red Hat passou a oferecer o Ansible Lightspeed, um novo serviço de IA generativa para automação Ansible. O serviço, que conta com o IBM Watsonx Code Assistant, ajuda organizações a simplificar a adoção da automação por toda a empresa. “Ansible Lightspeed é um serviço de IA generativa que auxilia os desenvolvedores a criar automações com mais eficiência. Ele entende um texto em linguagem natural, e gera recomendações de código para tarefas de automação, sem precisar ser um especialista no tema”, explica Araki.

Segundo o executivo, o Ansible Lightspeed utiliza IA específica no domínio de automação, e por ser treinado por usuários com uma compreensão essencial das aplicações do mundo real, oferece recomendações mais consistentes, de alta qualidade e com garantia de procedência para desafios de automação das empresas.

“Completando o portfólio, temos o Event-Driven Ansible, que oferece a capacidade de tratamento de eventos necessária para automatizar tarefas complexas e responder às mudanças nas condições em qualquer domínio de TI. Um conjunto de soluções de código aberto que apostam na integração e interoperabilidade como respostas para as demandas atuais e futuras, contribuindo para trazer novas oportunidades para as empresas e garantindo o sucesso do cliente”, finaliza Alberto Ramundo, diretor de Customer Success para a América Latina na Red Hat.