Esses são alguns destaques da edição desta quarta-feira (29):

Olhar do Amanhã: Q*, a super IA da OpenAI

A gente falou bastante aqui no Olhar Digital News sobre a demissão e retorno de Sam Altman, CEO da OpenAI, empresa “mãe” do ChatGPT. Todo esse vai e vem teria a ver com uma “super inteligência artificial” chamada Q*. Segundo a Reuters, pesquisadores da startup enviaram uma carta à diretoria com um alerta sobre essa tecnologia. E esse foi o assunto de hoje da coluna Olhar do Amanhã, com o neurocientista Alvaro Machado Dias.

A internet no Brasil pode parar?

A construção de uma usina de dessalinização na Praia do Futuro, em Fortaleza, no Ceará, continua gerando polêmicas. Empresas que atuam no setor de internet alegam que a obra pode derrubar a conexão no Brasil. Recebemos o Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis – o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal. 

Nova IA da Meta converte pensamentos em palavras

Uma técnica inovadora usando inteligência artificial foi criada por pesquisadores da Meta para melhorar significativamente a vida de pessoas com limitações de fala. Ela se baseia em “magnetoencefalografia”, um mapeamento avançado do cérebro a partir da detecção do campo magnético produzido por correntes elétricas orgânicas.

publicidade

Alienígenas podem levar 400 mil anos para fazer contato com a Terra

‌Se a humanidade existe, o que impede que outras civilizações inteligentes existam no Universo e entrem em contato conosco? Essa questão é conhecida como Paradoxo de Fermi e há algum tempo pesquisadores têm tentado respondê-la. Agora, um novo estudo aponta que podemos ter que esperar até 400 mil anos para sermos contatados extraterrestres.

Cybertruck: entrega dos primeiros modelos tem data e horário

Os primeiros modelos do Cybertruck – carro elétrico “diferentão” da Tesla – serão entregues nesta quinta-feira (30), como parte de um evento realizado na “Gigafactory” em Austin, no Texas (EUA). E a fabricante divulgou o horário das entregas: 11 horas da manhã (no horário de Brasília).

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!