(Imagem: Tumisu/Pixabay)
Você já ouviu falar em educação imersiva? A Universidade de São Paulo (USP) acaba de lançar um portal inovador dedicado à ferramenta, que foge das metodologias tradicionais.
Romero Tori, coordenador do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias Interativas (Interlab) e professor do Programa de Pós-graduação em Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, foi idealizador do projeto.
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A Educação Imersiva aplica mídias imersivas, como a realidade virtual e aumentada, à educação. Essas tecnologias permitem que os estudantes acessem inúmeras experiências imersivas. Por exemplo, um estudante de Engenharia pode conhecer uma usina nuclear.
Romero Tori, coordenador do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias Interativas (Interlab)
O portal disponibiliza uma variedade de materiais multimídia para fornecer aos usuários um canal educativo e acessível com conteúdo de qualidade, incluindo:
O portal também faz uma curadoria de ferramentas e conteúdos que incentivam o usuário a interagir e se desenvolver de maneira independente, além de disponibilizar recursos criados no Interlab, frutos de pesquisas e trabalhos de conclusão.
O canal do YouTube também reúne vídeos sobre as tecnologias imersivas, fornecendo tutoriais e demonstrações úteis para projetos ou aulas, entre vários materiais. Veja abaixo:
Nossa intenção é ir além dos blogs que apresentam os temas de maneira superficial. Queremos não apenas apresentar um passo a passo, mas reunir uma série de informações úteis tanto para professores que queiram conhecer mais das ferramentas, como usá-las e onde encontrá-las, quanto para pesquisadores que queiram se aprofundar em como está o estado da arte nessa área, além de encontrar grupos de pesquisa.
Tori ressalta a necessidade de se apropriar da tecnologia de maneira consciente e construtiva, da mesma forma que afirma sobre a importância de fomentar iniciativas que ajudem a manter e ampliar a participação da USP no mapa da inovação.
Por fim, os laboratórios virtuais, destacados no portal, simulam experiências reais de aprendizado, oferecendo uma alternativa para temas arriscados ou de alto custo em sala de aula física.
Em fase de testes, a plataforma apresenta um catálogo de laboratórios e simuladores em disciplinas como matemática, química, biologia e física. Os usuários podem acessar, fornecer feedback e fazer sugestões.
Contudo, o projeto convida novos participantes a contribuírem no desenvolvimento de ferramentas, aprimoramento das existentes, análise de produtos e elaboração de tutoriais e materiais relacionados ao tema.
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de novembro de 2023 14:21