O Discord deu uma repaginada na interface do seu aplicativo para celulares – a atualização foi lançada nesta terça-feira (05). Uma das mudanças mais notáveis no novo visual são as abas de navegação – para servidores, mensagens, notificações e perfil/configurações – que aparecem assim que o usuário abre o aplicativo.

Para quem tem pressa:

  • O Discord lançou uma atualização significativa para a interface de seu aplicativo móvel, introduzindo abas de navegação para servidores, mensagens, notificações e perfil/configurações, visíveis assim que o usuário abre o aplicativo;
  • A atualização também inclui uma nova função de busca de DM, permitindo pesquisar em mensagens, pins, anexos e outros arquivos, além da introdução do “Midnight”, um modo escuro para OLEDs;
  • O novo visual do Discord removeu a linha de abas na parte inferior e simplificou a navegação, eliminando abas menos utilizadas como “Amigo” e “Pesquisa”, e centralizando mensagens diretas de grupo e individuais sob a aba “Mensagens”;
  • Com a nova atualização, o tempo de abertura do aplicativo Discord foi reduzido em 43% no iOS e 55% no Android. Além disso, os usuários do Android podem esperar menos travamentos, com o aplicativo utilizando quatro vezes menos dados ao armazenar mensagens em segundo plano.

Na prática, abrir o aplicativo Discord deve levar menos tempo agora. A empresa afirma que com a última atualização, o tempo de abertura do aplicativo é reduzido em 43% no iOS (iPhone) e 55% no Android.

Além disso, os usuários do Android podem esperar menos travamentos. Como o aplicativo agora armazena mensagens em segundo plano, o Discord estima que ele usa quatro vezes menos dados.

Leia mais:

publicidade

Com o tempo, a quantidade de coisas que o Discord pode fazer cresceu exponencialmente. E ainda assim, o aplicativo móvel era forçado a apenas enfiar tudo em uma versão minúscula do aplicativo para desktop. O mundo também mudou — à medida que mais de vocês passaram tempo usando o Discord em movimento, o que faltava no móvel se tornou mais aparente.

Francesco Polizzi, gerente de produto do grupo Discord, no blog da empresa

O que muda no novo Discord

Para começar, há uma nova função de busca de DM que pesquisa nas mensagens, pins, anexos e outros arquivos do usuário. Ou seja, não precisa abrir a mensagem direta individual de um amigo para encontrar a coisa específica que estava procurando. E aquele tão falado modo escuro para OLEDs chegou – e se chama “Midnight”.

O novo aplicativo eliminou a linha de abas na parte inferior e reduziu as coisas apenas para seus servidores, mensagens, notificações e sua própria aba de membro. Isso significa que aquela aba “Amigo”, na qual o usuário clicava apenas para ver quem estava online, não existe mais – bem como a aba “Pesquisa” não tão útil.

Montagem com capturas de tela da nova interface do Discord
(Imagem: Divulgação)

Sob a aba “Mensagens”, o usuário encontrará todas as suas mensagens diretas de grupo e individuais e não apenas os status dos seus amigos. O compartilhamento de mídia também deve ser mais rápido e fácil no novo aplicativo.

O Discord oferece aos usuários um limite de upload de arquivo gratuito de 25MB, e ajustes como uma visualização em grade organizada para fotos provavelmente vão melhorar a experiência.

O aplicativo móvel agora também pode armazenar as mensagens recentes de até 700 canais de texto e DMs, o que significa que o aplicativo provavelmente carregará mais rapidamente. E a rolagem será mais rápida.