Os jovens brasileiros são amorosos e risonhos – no Instagram, pelo menos. É o que mostra o relatório “Vem na Trend 2024”, divulgado pela Meta na segunda-feira (04), que traz quais foram os emojis mais usados pelos jovens no Brasil em 2023.

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O estudo também lista as tendências que a Geração Z – pessoas nascidas entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010 – vai viver em relação à cultura global em 2024.

O relatório, feito em parceria com a WGSN (empresa especializada em tendências), traz os resultados de uma pesquisa que analisa as tendências da Geração Z no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Índia e Coreia do Sul.

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Instagram: emojis mais usados e tendências

Montagem da Meta com tendências do Instagram para a Geração Z
(Imagem: Meta)

Para começar, confira abaixo os cinco emojis mais usados pela Geração Z no Instagram em 2023, segundo o relatório divulgado pela Meta:

  • ❤️
  • 🥰
  • 😂
  • 😍
  • 🤣

Além disso, o relatório explorou o que podemos esperar ver no Instagram em 2024. Confira abaixo as principais tendências para a Geração Z, separadas em categorias:

Moda & Beleza

A Geração Z está refletindo bastante sobre moda sustentável e veremos mais sobre isso em 2024. É bem provável que eles comprem menos itens novos, repitam roupas e façam compras de comércios locais.

As 5 principais práticas de moda sustentável que veremos na Geração Z no próximo ano incluem:

  • Comprar menos roupas;
  • Repartir looks;
  • Apoiar o comércio local;
  • Economizar comprando itens de segunda mão, tanto online como em lojas físicas.

Top 5 Tendências de moda globais em 2024:

  • Se vestir de forma mais modesta;
  • Estilo vintage, econômico ou herdado;
  • Ser mais sustentável repetindo roupas;
  • Usar roupas de novas e inusitadas maneiras;
  • DIY (Do it yourself), ou em português “Faça você mesmo!”.

A moda e a beleza terão tudo a ver com individualidade, com quase 1/3 da Geração Z dizendo que procuram ser mais criativos na forma como se vestem, seguido de perto pela descoberta do seu perfume característico e da sua própria estética individual.

À medida que identificam a sua estética individual, a Geração Z vai procurar encher seus armários com roupas com as quais se sintam bem. As pessoas nos países inquiridos concordam que desejam que as suas escolhas de vestuário expressem que elas se sentem confortáveis.

Observou-se que os entrevistados escolheram ‘Um novo penteado’ como dica de beleza favorita que aprenderam nas redes sociais, seguida de ‘Cuidados com a pele’.

Por outro lado, as sobrancelhas raspadas estão fora de moda, com a Geração Z afirmando que querem deixar essa tendência de beleza no passado.

Os perfumistas devem estar nos holofotes em 2024 também, já que mais de 1/4 dos jovens planeja descobrir um perfume ou fragrância exclusiva que expresse sua personalidade.

Redes sociais

Redes Sociais
(Imagem: Cristian Dina/Shutterstock)

A Geração Z pretende priorizar conexões significativas em 2024, em 1º lugar planejando usar as redes sociais para manter contato com seus amigos e familiares. Em segundo lugar ficou se manter por dentro das tendências (moda, música, tecnologia).

Quando questionados sobre como usam o Instagram para se aproximar dos outros, as principais maneiras foram: curtir os stories de alguém, enviar um reels ou meme pelas DMs e curtir um post no feed.

Falando em Brasil: de todos os países que participaram da pesquisa, a Gen Z brasileira é a única que se destacou por querer usar as redes sociais para ficar por dentro das tendências – de moda e tecnologia, por exemplo – (25,6%) em 2024, enquanto outros países, como EUA, disseram que vão procurar manter contato com a família e amigos (26,4%).

Além disso, 42% da Gen Z brasileira leva em conta o interesse de outra pessoa por memes ao analisar se tem alguma conexão com ela. Mundialmente esta porcentagem é menor (30%).

Namoro e amizade

As principais maneiras pelas quais a Geração Z paquera com seu interesse romântico no Instagram incluem curtir os stories, marcar alguém nos stories ou foto e adicionar alguém à sua lista de amigos próximos.

Os jovens estão mais solteiros do que nunca – com 63% dos entrevistados declarando isso, algo que não deve mudar isso tão cedo, sendo sua principal prioridade de relacionamento para 2024 ‘fortalecer os relacionamentos atuais’.

Depois de conhecer alguém novo, 28% dos Gen Zs dão o primeiro passo trocando follows no Instagram em vez de trocar números de telefone.

Casal deitado na cama usando celular
(Imagem: Freepik)

Já os brasileiros demonstraram ser os mais corajosos, sendo os mais propensos entre todos os países pesquisados ​​a “responder às stories de um crush”.

De todos os países que participaram da pesquisa, os Gen Z brasileiros são os que mais consideram deletar ou apagar fotos com o ex no caso de ficar solteiro (32%).

Os jovens brasileiros foram os que mais declaram procurar alguém com quem podem ser eles mesmos (51,3%).

Sobre motivos para não gostar de alguém, “mastigar com a boca aberta” foi a principal escolha em todos os países. Globalmente, os 5 principais motivos em todos os países pesquisados foram:

  • Mastigar com a boca aberta;
  • Mal humor ou gosto ruim para memes;
  • Unhas sujas;
  • Usa voz de bebê;
  • Segue seu ex no Instagram.

Quando questionados sobre o que mais valorizam nos seus amigos, a principal resposta foi: “Poder contar qualquer coisa”. No Brasil, os jovens seguem essa tendência seguido de “compartilhar os mesmo hobbies e interesses” e depois por “sentir que os amigos os entendem melhor que outras pessoas”.

Estilo de vida

O próximo ano será definido como a era de crescimento da Geração Z, com muitos se concentrando no autoaperfeiçoamento e no desenvolvimento pessoal. Principais desejos da Geração Z para 2024:

  • Autoaperfeiçoamento ou Desenvolvimento;
  • Sorte;
  • Ser mais “eu mesmo”.

A Geração Z é uma geração de empreendedores, com um em cada três afirmando que a melhor maneira de alcançar riqueza é através de alguma forma de trabalho autônomo.

As três principais prioridades da Geração Z para 2024 são “permanecer saudável” (fazer exercício regularmente, comer de forma saudável, etc.), explorar um plano de carreira e viajar.

Gastronomia

(Imagem: Monkey Business Images/Shutterstock)

A Geração Z está interessada em experimentar novos tipos de alimentos e ingredientes, com 45% afirmando estar interessado em consumir produtos veganos e 42% afirmando estar interessado em experimentar carne vegetal.

Celebridades

A Geração Z sabe o que significa ser dividir um interesse em comum, com 75% deles pertencentes a um fandoms. Os principais fandoms em todo o mundo estão relacionados a:

  • Programas de TV;
  • Música/cantores/bandas;
  • Videogames.

A maioria dos Gen Zs relata que já enviou uma DM para um famoso no Instagram, expressando que enviar esse DM é a melhor maneira de mostrarem seu apoio e carinho por um ídolo. No Brasil, 68,3% dos jovens contaram que já enviaram uma DM para uma celebridade!

Ativismo

Quando questionados sobre “qual você acredita ser a melhor maneira de fazer mudanças”, a Geração Z se dividiu quase igualmente entre “votar” e “fazer ativismo nas redes sociais”.