A Microsoft informou que o aplicativo Seeing AI já está disponível para usuários de Android. A ferramenta, que pode ser baixada de forma gratuita no Google Play, tem como objetivo ajudar pessoas cegas e com baixo nível de visão através do uso da câmera do celular e de narração alimentada por inteligência artificial.

Leia mais

Aplicativo usa IA

  • Segundo a Microsoft, o aplicativo para Android usa os últimos avanços da empresa em IA generativa e tem os mesmos recursos da versão para iOS.
  • O Seeing AI oferece descrições detalhadas de imagens.
  • Além disso, a ferramenta pode informar sobre a localização de vários objetos.
  • As fotos também podem ser importadas de outros aplicativos.
  • As informações são da Engadget.

Outras funcionalidades

A Microsoft também lançou um recurso que permite de fazer perguntas sobre um determinado documento. O Seeing AI é capaz de descrever, por exemplo, itens em um menu ou o preço de uma fatura. O usuário ainda pode pedir que a ferramenta resuma um artigo. O aplicativo fornece orientações de áudio sobre como digitalizar uma página impressa.

Outra funcionalidade do Seeing AI é escanear códigos de barras e fornecer informações do produto, como o nome e detalhes da embalagem, quando disponíveis. Essa opção é particularmente útil quando usada para medicamentos.

publicidade

Além disso, o aplicativo pode ajudar a identificar pessoas (e suas expressões faciais), moeda, cores e brilho. Também é capaz de ler texto manuscrito em alguns idiomas.

A ferramenta já está disponível em 18 idiomas: tcheco, dinamarquês, holandês, inglês, finlandês, francês, alemão, grego, húngaro, italiano, japonês, coreano, norueguês, polonês, português, russo, espanhol, sueco e turco. A Microsoft planeja expandir esse número para 36 idiomas em 2024.