E se “Barbieheimer” não existisse? Margot Robbie negou mudança de data de “Barbie”

Em quadro da Variety, atriz e Cillian Murphy, de "Oppenheimer", contaram suas impressões sobre o fenômeno "Barbieheimer"
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Rodrigo Mozelli 07/12/2023 06h40
Montagem de cena da Barbie com Oppenheimer
Imagem: Reprodução/Know Your Meme
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Se “Barbie” e “Oppenheimer” tivessem sido lançados em semanas diferentes, o fenômeno que ficou conhecido como “Barbieheimer” não teria acontecido. Felizmente, quando contatada para que mudasse a data de estreia do filme da boneca mais famosa do mundo, Margot Robbie, atriz que interpreta Barbie e produtora-executiva do longa, disse que não faria isso.

Robbie contou a situação durante conversa com Cillian Murphy, intérprete de Oppenheimer, no quadro “Actors on Actors”, promovido pela Variety.

Leia mais:

E se “Barbieheimer” não tivesse existido?

Na entrevista, Robbie contou a Murphy que recebeu a ligação de um dos produtores de “Oppenheimer”, Chuck Roven.

Eles já se conheciam de trabalhos anteriores e Roven disse que achava que Robbie deveria mudar a data de estreia de “Barbie” nos cinemas. A atriz respondeu que não faria isso e que, se ele estivesse com medo de enfrentar o longa rival, deveria mudar a data de “Oppenheimer”. Ela explicou que negou o pedido porque achava que os dois filmes eram uma “dupla perfeita”.

Claramente, o mundo concordou. Graças a Deus. O fato de que as pessoas estavam pensando: ‘Assista Oppenheimer primeiro, depois Barbie’ me fez pensar: ‘Viu? As pessoas gostam de tudo’. As pessoas são estranhas… Acho que eles também ficaram muito entusiasmados com os cineastas. As pessoas estavam ansiosas pelo próximo filme de Chris Nolan e pelo próximo filme de Greta Gerwig. Vê-los ao mesmo tempo foi emocionante.

Margot Robbie, em entrevista ao quadro “Actors on Actors” da Variety

barbie
Margot Robbie foi produtora de Barbie e influenciou na escolha de Greta Gerwig como diretora (Imagem: Divulgação/Warner Bros.)

“Oppenheimer” vs. “Barbie”

  • No final, nenhum dos dois filmes teve sua data de lançamento alterada e estrearam nos cinemas no mesmo dia, o que causou o fenômeno “Barbieheimer”;
  • Ambos os filmes produzidos pela Warner Bros. fizeram sucesso estrondoso, não só de crítica, como de bilheteria;
  • “Barbie” se tornou o longa mais lucrativo da produtora, arrecadando US$ 1,4 bilhão (R$ 6,86 bilhões, em conversão direta) globalmente, de segundo o Collider;
  • Já “Oppenheimer” ganhou US$ 950 milhões (R$ 4,65 bilhões) no mundo todo, tornando-se o filme biográfico de maior sucesso nas bilheterias da história.

Você pode assistir à entrevista completa de Margot Robbie e Cillian Murphy aqui.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.