O código-fonte tem uma relação direta com a arquitetura e funcionamento do mundo digital e está presente em qualquer software, seja ele online ou offline. As linhas de códigos permitem que os programas existam e funcionem, além de permitir novas atualizações. A seguir, entenda um pouco mais sobre o código-fonte e como encontrá-lo em um site.

Leia mais:

publicidade

O que é e para que serve o código-fonte?

imagem mostrando códigos de programação
Imagem: Pixabay

Todo o mundo digital –– o que inclui aplicativos, programas de computador, sites e redes sociais –– só existe porque, atrás da interface que vemos, há uma infinidade de linhas de código que estruturam sua arquitetura e permitem seu processamento, garantindo a execução. Ou seja, tal qual uma parede precisa de tijolos para existir e sustentar um teto, um site requer códigos específicos que sustentem tudo o que ele oferece: desde cores e botões a funções e todo o seu funcionamento.

Em outras palavras, é como se o código-fonte fosse o DNA de um site: um lugar que não apenas garante seu desempenho, mas onde estarão todas as informações sobre a sua existência. Desta forma, o código-fonte é o que dá ‘vida’ aos softwares e permitem que funcionem, além de garantirem a eles todas as características que os diferenciam de outros programas, como botões, funções, a localização de cada elemento, widgets, forma de processamento, etc.

publicidade

Cada uma das linhas de códigos detêm uma enorme quantidade de textos legíveis por humanos, mas que são interpretados e executados por máquinas. Dentre as informações presentes, constam instruções, comandos e algoritmos que, ao serem processados, dão ‘forma’ ao que o texto comunica. Uma vez criados, os códigos-fonte podem ser editados e atualizados para executar novas funções ou para ter sua eficiência aprimorada, por exemplo.

Como encontrar o código-fonte em um site?

Geralmente, a forma mais rápida para visualizar o código-fonte de um site é utilizando a função “CTRL + U”. Em seguida, uma tela branca irá aparecer, junto de inúmeros códigos que fazem referência ao site onde você aplicou a função: cada linha de código está intrinsecamente conectada ao site e descreve tudo o que está na página.

publicidade

No entanto, também é possível utilizar outras formas. No caso dos navegadores, como Google Chrome e Firefox, você pode acessar a aba URL da página a qual deseja ver o código-fonte, clicar no início do endereço eletrônico, digitar “view-source:” (sem as aspas) na frente do endereço e pressionar o botão “Enter” do teclado.