O iPhone 11, lançado há quase cinco anos, continua a ser o smartphone mais vendido no mercado de usados em 2023, conforme aponta um levantamento da OLX, plataforma de compra e venda online de itens usados e seminovos no Brasil. O estudo realizado neste mês revela não apenas a popularidade do modelo da Apple, mas também destaca a tendência crescente de consumidores optando por eletrônicos usados.

A Diretora Geral da OLX, Regina Botter, destaca o potencial dos produtos de segunda mão em termos de custo-benefício, afirmando ser possível economizar quase 40% na compra de um iPhone usado. Ela ressalta que o mercado de usados está alinhado com a economia circular, contribuindo para renovar o ciclo dos produtos e, assim, promover a sustentabilidade ambiental.

publicidade

Leia mais:

iphone
Smartphones da Apple dominam o top 10 de usados mais vendidos, puxados pelo iPhone 11. Imagem: OLX

Dell lidera vendas de notebooks usados

Embora a procura seja maior por MacBooks, os modelos da Dell lideram a lista de usados mais vendidos em 2023. Imagem: OLX
  • No segmento de notebooks usados, a marca Dell se destaca como a líder em vendas, segundo o estudo.
  • O levantamento também analisou os modelos mais procurados e anunciados, onde os MacBook, da Apple, ocupam posições de destaque.
  • É possível encontrar notebooks usados com até 78% de economia na plataforma, sendo o modelo da LG o mais acessível, com preço médio de R$503.
  • No entanto, mesmo os modelos mais premium, como o MacBook, ainda apresentam uma significativa redução de 46% em comparação com os preços de novos.

Categorias mais vendidas

Além dos smartphones e notebooks, o estudo da OLX destaca que dentro da categoria de eletrônicos e celulares, as subcategorias “celulares e telefonia”, “computadores e acessórios”, “áudio, TV e fotografia” e “videogames” foram as mais vendidas em 2023.

publicidade

Para aqueles que desejam realizar compras online com segurança, a OLX oferece dicas importantes, como evitar conversas fora dos canais oficiais, desconfiar de preços muito abaixo do mercado e sempre verificar informações sobre o vendedor.