GM explica por que encerrou o suporte ao CarPlay e Android Auto

Segundo Tim Babbitt, chefe de produto para "infotenimento" da GM, a decisão foi motivada por problemas técnicos frequentes
Por Pedro Spadoni, editado por Bruno Capozzi 13/12/2023 14h02, atualizada em 13/12/2023 14h53
Android Auto
(Imagem: Gabriel Nica/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A General Motors (GM) enfrenta críticas pela decisão de encerrar o suporte para o Apple CarPlay e Android Auto em seus veículos. Tim Babbitt, chefe de produto para “infotenimento” da GM, explicou que a decisão foi motivada por problemas técnicos frequentes com os sistemas.

Para quem tem pressa:

  • Críticas à GM: A General Motors (GM) enfrenta críticas após decidir encerrar o suporte para Apple CarPlay e Android Auto em seus veículos;
  • Motivos Técnicos: Segundo Tim Babbitt, chefe de produto para “infotenimento” da GM, a decisão foi motivada por problemas técnicos frequentes, incluindo travamentos e perdas de conexão, que distraem os motoristas;
  • Impacto na Segurança: Babbitt argumenta que os problemas com os sistemas anulam seu propósito de manter a atenção dos motoristas na direção, aumentando riscos de segurança;
  • Desafios com Android Auto: Babbitt menciona que os problemas são mais comuns com o Android Auto, devido à dificuldade em validar o sistema com a ampla gama de dispositivos Android;
  • Resposta da GM: A GM esclarece que os comentários sobre sua posição foram mal interpretados, reafirmando a importância das parcerias com Apple e Google, e seu compromisso com a segurança dos motoristas.

Entre os problemas citados por Babbitt estão travamentos e perdas de conexão. O ponto é que os motoristas se distraem olhando para seus celulares na hora de tentar resolver ou contornar esses problemas, segundo ele.

Leia mais:

Os comentários foram feitos durante um evento de imprensa para o novo veículo elétrico Blazer EV, no qual a GM enfrentou questionamentos sobre a retirada do CarPlay e do Android Auto.

Riscos do Apple CarPlay e Android Auto

Tela de carro com Apple CarPlay
(Imagem: Divulgação)

Babbitt argumenta que esses problemas técnicos “anulam totalmente” o propósito dos sistemas, que é manter a atenção dos motoristas na direção – e acabam promovendo comportamento que ameaça a segurança.

Os problemas são mais comuns com o Android Auto, segundo Babbitt. Isso por conta da dificuldade da GM em validar seus veículos com a ampla gama de dispositivos Android. O Google deveria gerenciar melhor essa questão, mas ela ainda requer a aprovação final dos fabricantes de veículos.

A GM respondeu às críticas com uma declaração, enviada à Motor Trend, na qual esclarece que os comentários sobre a posição da empresa quanto à projeção de telefone foram mal interpretados. A empresa enfatizou a importância de suas parcerias com Apple e Google e seu compromisso com a segurança dos motoristas.

A estratégia de “infotenimento” incorporada da GM é impulsionada pelo desejo de oferecer um sistema que permite maior integração com o ecossistema mais amplo da GM e seus veículos, conforme explicado pela empresa.

A decisão da GM de remover o suporte para Apple CarPlay e Android Auto continua a ser um ponto de discussão e controvérsia. Ela destaca o equilíbrio entre inovação tecnológica, segurança do motorista e as complexidades da integração de sistemas em num ecossistema automotivo diversificado.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.