Diabetes: cientistas americanos estudam novo tratamento

Experimentos feitos em ratos mostram que o bloqueio de uma enzima chamada SCAN pode proteger o organismo contra os efeitos da doença
Por Bob Furuya, editado por Bruno Capozzi 13/12/2023 02h20
Imagem mostra um dedo perfurado, com uma gota de sangue à mostra. Na outra mão, um teste de diabetes
Imagem: Syda Productions/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores da Case Western Reserve University, em Cleveland (EUA), avançaram nas investigações de uma enzima que, se bloqueada, pode proteger o corpo humano contra a Diabetes Tipo 2.

Leia mais

Essa enzina chamada SCAN atua como uma espécie de transportadora, que liga o óxido nítrico às proteínas, incluindo uma que atua como receptora para a ação da insulina.

Em experimentos realizados com ratos, o bloqueio da SCAN protegeu os animais dos efeitos da doença.

Imagem: Revista Científica Cell

Você pode acessar mais dados dessa pesquisa aqui.

Segundo Jonathan Stamler, o responsável pelo estudo, ‘o bloqueio desta enzima pode oferecer um novo tratamento não só da diabetes como também de outras doenças ligadas ao óxido nítrico’.

É o caso da doença arterial coronariana. Estudos recentes mostram que altos níveis de óxido nítrico têm sido associados a vários problemas de saúde.

Vale lembrar que a causa da diabetes ainda é desconhecida. Esse novo estudo pode representar um avanço significativo não só no tratamento, como também em uma eventual forma de prevenção da doença.

O próximo passo é pesquisar como direcionar a enzina SCAN.

As informações são do portal New Atlas.

Mais sobre a diabetes

  • Segundo informa o Ministério da Saúde, a diabetes é “uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo”.
  • A diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos.
  • Em casos mais graves, a diabetes pode levar à morte.
  • De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente no Brasil mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.
  • Uma pesquisa recente, porém, indica que esse percentual já é bem maior.
  • A melhor forma de prevenção é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.