Google, Meta, Qualcomm e outras sete empresas de tecnologia se juntaram para criar uma abordagem em conjunto de um mercado digital mais aberto. A medida é uma resposta às legislações tecnológicas de União Europeia.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • Como reportou o Barron´s, o grupo batizado de Coalition for Open Digital Ecosystems, ou Coligação para Ecossistemas Digitais Abertos (CODE) tem a intenção de abrir o mercado digital com ecossistemas das empresas que possam colaborar entre si e impulsionar o crescimento e inovação na Europa.
  • As outras empresas dessa aliança incluem: Motorola, Honor, Opera, Lenovo, Lynx (fabricante de dispositivos de VR), Nothing (empresa britânica de eletrônicos) e Wire (empresa alemã de serviços de mensagens).
  • O grupo disse em comunicado que trabalhará com acadêmicos, legisladores e empresas.
  • A ideia é discutir a abertura digital e como isso poderá ser alcançado na Europa.
  • A aliança acontece meses antes da implementação da Lei de Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês) na União Europeia, que estará vigente em março de 2024.

O objetivo do CODE é trabalhar com acadêmicos, decisores políticos e empresas do ecossistema para fornecer liderança de pensamento baseada em evidências sobre o tema da abertura digital. Além disso, as empresas vão elaborar como esta aliança pode ser implementada na Europa, através da implementação da Lei dos Mercados Digitais e em futuras mudanças do quadro regulamentar da UE.

Coligação para Ecossistemas Digitais Abertos, em comunicado.

A Lei de Mercados Digitais visa regular o mercado digital e combater o poder de grandes empresas de tecnologia que dominam o setor. A lei estabelece diversas obrigações, como consentimento para uso de dados, regras para aplicativos pré-instalados e controle sobre aquisições que prejudiquem a concorrência.

A aliança poderia reduzir a probabilidade de que as grandes empresas de tecnologia enfrentem multas pesadas, como observou o Barron´s.