A procura por redução de custos e aumento da eficiência no transporte de mercadorias e pessoas tem impulsionado a demanda por tecnologias de direção autônoma em caminhões e ônibus. No entanto, as preocupações com a segurança dos veículos autônomos aumentaram após um acidente envolvendo um carro da General Motors (GM) em outubro.

Para quem tem pressa:

  • Crescente Demanda por Direção Autônoma: A busca por eficiência e redução de custos tem impulsionado a demanda por tecnologias de direção autônoma em caminhões e ônibus, especialmente para rotas fixas;
  • Grandes Clientes e Evolução Tecnológica: Empresas como Aurora e Gatik têm conquistado grandes clientes, incluindo Ikea e Walmart. A Aurora planeja iniciar transportes de carga sem motorista entre Dallas e Houston até o final de 2024, e a Gatik já opera com clientes como Kroger e Tyson Foods;
  • Transporte Rodoviário à Frente na Autonomia: Don Burnette, da Kodiak Robotics, prevê que o transporte rodoviário será o primeiro a implementar a direção autônoma em larga escala. A Kodiak planeja usar caminhões totalmente autônomos a partir de 2024;
  • Desafios com Veículos Autônomos e Robotáxis: A fabricação e comercialização de veículos autônomos, especialmente robotáxis, têm sido desafiadoras, com críticas quanto à segurança e interferência no tráfego. Após um incidente com um táxi robô da Cruise (GM) em outubro, houve uma suspensão das operações e uma revisão de segurança.

Empresas como Aurora e Gatik, focadas em desenvolver tecnologia de direção autônoma para veículos em rotas fixas, têm evitado a controvérsia pública que os robotáxis enfrentam. Isso permitiu que elas conquistassem grandes clientes, como Ikea e Walmart, além de governos locais, segundo a Reuters.

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Avanços dos veículos autônomos

carro autônomo
(Imagem: metamorworks/Shutterstock)

A Gatik ganhou clientes importantes em 2023, incluindo as franquias Kroger e a Tyson Foods nos EUA, operando caminhões de médio porte com tecnologia autônoma em rotas cuidadosamente planejadas para evitar áreas sensíveis como hospitais e escolas.

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Aurora, por outro lado, está planejando começar a transportar cargas sem motorista entre Dallas e Houston, nos EUA, até o final de 2024. Isso marca um avanço significativo no transporte de cargas autônomo.

Don Burnette, da Kodiak Robotics, que opera caminhões autônomos de longa distância, afirmou que o transporte rodoviário será provavelmente o primeiro setor a implementar a tecnologia autônoma em larga escala. A Kodiak planeja usar caminhões totalmente autônomos, sem motoristas de segurança, a partir de 2024.

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A May Mobility, focada em transporte sem motoristas em áreas urbanas específicas, está trabalhando para complementar ou substituir sistemas de transporte tradicionais, tendo já estabelecido acordos com autoridades locais.

Desafios

A fabricação e comercialização de veículos autônomos, principalmente robotáxis, têm sido desafiadoras e custosas, gerando preocupações regulatórias e críticas públicas. Os críticos apontam problemas como interferência no tráfego e riscos de segurança devido a comportamentos erráticos dos veículos.

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Após um incidente em outubro envolvendo um táxi robô da Cruise, da GM, a empresa suspendeu a maioria de suas operações e contratou um escritório de advocacia para uma revisão de segurança.

Apesar dos desafios enfrentados em 2023, empresas como May Mobility, Aurora e a nova Stack AV continuaram a atrair investimentos, indicando um interesse contínuo na tecnologia de direção autônoma.