xCloud de graça? Segundo executivo, essa é uma possibilidade

Em entrevista, o CFO do Xbox, Tim Stuart, indicou que o streaming de jogos pode ser disponibilizado gratuitamente; saiba como funcionaria
Por William Schendes, editado por Bruno Ignacio de Lima 14/12/2023 13h00, atualizada em 14/12/2023 14h34
xCloud
(Imagem: William Schendes/ Olhar Digital)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No mês passado, o CFO (Chief Financial Officer) do Xbox, Tim Stuart, sugeriu que a empresa pode oferecer o xCloud (streaming de jogos via nuvem) gratuitamente, e isso seria possível graças a um plano com anúncios. A declaração do executivo aconteceu durante uma entrevista no Wells Fargo TMT Summit, evento anual de líderes de empresas de tecnologia e investidores.

A visão sobre a qual gosto de falar é: temos o streaming de jogos xCloud, então você pode assinar o Game Pass Ultimate e transmitir centenas de jogos para qualquer endpoint que tenha uma experiência de navegador. 

Para mercados como África, Índia ou Sudeste Asiático, talvez lugares que não priorizam o console, você pode dizer: ‘ei, você quer assistir 30 segundos de um anúncio e depois ter duas horas de streaming de jogo.

Tim Stuart, CFO da Microsoft.

Leia mais:

Como observa o The Verge, essa proposta pode ser uma boa jogada para a Microsoft em países com muito mais smartphones do que consoles.

Apenas com essa declaração de Stuart ainda não é possível prever a disponibilidade dessa nova alternativa da xCloud e nem se todos os títulos do serviço seriam liberados gratuitamente.

Brasil é o segundo país com mais usuários do xCloud

Atualmente, o xCloud é uma boa opção para quem não tem console, ou costuma passar um tempo longe do videogame, seja em outro comodo da casa ou em viagens. Nessas situações, é possível jogar grandes títulos do catálogo Xbox Game Pass via streaming — sendo necessária uma conexão de internet estável, é claro.

Recentemente, o chefe da divisão Xbox e de Games da Microsoft, Phil Spencer, veio para o Brasil para participar da CCXP. Em entrevista à CNN, o executivo disse que o Brasil é o segundo país com mais usuários do xCloud.

Spencer também observou que o país lidera no uso do streaming de jogos via Smart TVs e avaliou que a empresa pode realizar mais parcerias para expandir esse negócio:

Poderíamos fazer parcerias como fizemos com a Samsung para permitir streamings em Smart TVs com Games Pass nas TVs da Samsung. Esse é o mercado número 1 das pessoas jogando em Smart TVs no Brasil.

Phil Spencer à CNN.


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.