Papa pede tratado global para regulamentar IA

O papa Francisco afirmou os algoritmos não devem ser autorizados a substituir os valores humanos e alertou para uma "ditadura tecnológica"
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 14/12/2023 15h45
papa francisco
Imagem: AM113 / Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O papa Francisco voltou a falar sobre a inteligência artificial. Nesta quinta-feira (14), o líder da Igreja Católica fez um apelo para que a comunidade internacional estabeleça um tratado internacional para regulamentar a IA.

Leia mais

Apelo do papa

O pedido do papa aconteceu durante uma mensagem para o Dia Mundial da Paz da Igreja Católica Romana, que é comemorado em 1º de janeiro. O título da mensagem, que tradicionalmente é enviada aos líderes mundiais, é “Inteligência Artificial e Paz”.

Francisco afirmou os algoritmos não devem ser autorizados a substituir os valores humanos e alertou para uma “ditadura tecnológica” que ameaça a existência da humanidade.

A escala global da inteligência artificial deixa claro que, ao lado da responsabilidade dos Estados soberanos de regular seu uso internamente, as organizações internacionais podem desempenhar um papel decisivo na obtenção de acordos multilaterais e na coordenação de sua aplicação e execução. Exorto a comunidade global de nações a trabalhar em conjunto para adotar um tratado internacional vinculante que regule o desenvolvimento e o uso da inteligência artificial em suas diversas formas.

Papa Francisco

O pontífice, que muitas vezes criticou o setor de armamentos, também destacou os perigos do uso da inteligência artificial para a criação de novas armas ou em sistemas já existentes.

A pesquisa sobre tecnologias emergentes na área dos chamados Sistemas de Armas Autônomas Letais, incluindo a utilização da inteligência artificial como arma, é motivo de grande preocupação ética. Os sistemas de armas autônomos nunca poderão ser sujeitos moralmente responsáveis.

Papa Francisco

Na semana passada, a União Europeia chegou a um acordo provisório sobre regras que regem o uso de IA, incluindo a utilização da tecnologia em sistemas de vigilância biométrica por governos. Além disso, as autoridades europeias definiram parâmetros para regular ferramentas como o ChatGPT. As informações são da Reuters.

Vaticano e IA

  • Essa não é a primeira vez que o papa Francisco defende a regulamentação da inteligência artificial.
  • Ele já havia feito declaração parecida em outubro deste ano, quando destacou que a criação de regras para o uso da tecnologia também ajudaria a combater a desinformação.
  • O líder da Igreja Católica já foi alvo de imagens criadas pela IA e que repercutiram no mundo todo.
  • Ele, por exemplo, apareceu com um casaco estiloso branco, uma criação feita através da ferramenta Midjourney.
Imagem fake criada a partir da IA mostrava Papa com casaco estiloso (Imagem: Reprodução/Redes Sociais)
  • Em uma outra imagem falsa, o argentino estava sem camisa.
  • As representações vão contra o que é defendido pelo Vaticano e geraram reações da Igreja Católica.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.