Robô corre 100m em menos de 20 segundos e quebra recorde mundial; veja!

O robô estabeleceu o novo recorde mundial da categoria ao manter uma velocidade média de 18,12 km/h e correr 100 metros em 19,87 segundos
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 14/12/2023 15h45
robo-corredor-1.png
Imagem: reprodução/Guinness World Records
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quem é o recordista mundial dos 100 metros rasos? Muita gente deve ter lembrado do jamaicano Usain Bolt, capaz de percorrer essa distância em apenas 9s58. Se foi o seu caso, a resposta está correta. Mas você sabia que há uma categoria a parte? A dos robôs! E é aí que se destaca o cão-robô HOUND, que conseguiu correr 100m em menos de 20 segundos e estabeleceu um novo recorde mundial (dessa categoria, claro).

Leia mais

Novo recorde mundial dos 100 metros para robôs

  • O robô pesa 45 kg e foi projetado e produzido pelo Laboratório de Controle e Design de Robôs Dinâmicos do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (KAIST).
  • Partindo de uma posição estacionária, ou seja, parado, o HOUND conseguiu manter uma velocidade média de 18,12 km/h e correu 100 metros em 19,87 segundos.
  • Essa é a melhor marca já registrada por um robô quadrúpede.
  • As informações são da New Atlas.

Veja o robô HOUND quebrando o recorde dos 100m:

Qual o segredo para atingir essa velocidade

O HOUND é projetado para movimentos de alta velocidade. Além de ser capaz de trotar a uma velocidade de 3 m/s, ele pode atravessar a grama, caminhar longas distâncias e subir uma inclinação de 22°. Suas habilidades são resultado de seu projeto mecânico otimizado, especialmente o controlador do motor e a configuração da engrenagem.

Os módulos atuadores de quadril e joelho são uma peça em uma configuração paralela, com um eixo oco usado para transmitir energia para as articulações. Para a articulação do joelho, um sistema de cinto-polia fornece uma ampla gama de movimentos.

Os desenvolvedores da HOUND escolheram um sistema de caixa de engrenagens planetária devido à sua alta eficiência de transmissão de energia. O robô passou por técnicas avançadas de simulação usando treinamento por reforço, uma abordagem baseada em dados para aprender comportamentos inteligentes ideais por meio de tentativa e erro.

Todos esses movimentos foram alcançados com um único controlador [motor] treinado na simulação por meio de treinamento de reforço. A fim de ultrapassar os limites do atuador, características motoras foram incorporadas à simulação para tornar o ambiente o mais próximo possível do mundo real.

Young-Ha Shin, designer do robô

Em 2012, o robô Cheetah, também quadrúpede, estabeleceu o novo recorde de velocidade durante um trajeto de 20 metros: 45,5 km/h, superando a velocidade máxima de Bolt de 44,70 km/h. Já em 2022, o robô Cassie quebrou o recorde mundial dos 100 metros em 24,73 segundos, marca superada agora.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.