Seu Direito Digital: vazaram meus dados bancários. E agora?

Na coluna desta quinta-feira (14), Leandro Alvarenga fala sobre o direito do consumidor quando o assunto é vazamento de dados bancários
Júlia Dal Rovere14/12/2023 21h33
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na edição desta quinta-feira (14) da coluna Seu Direito Digital, o consultor de privacidade e tecnologia e colunista do Olhar Digital Leandro Alvarenga tirou algumas dúvidas que podem te ajudar. 

Uma delas é a seguinte: O Superior Tribunal de Justiça condenou um banco por um golpe de R$ 20 mil que uma cliente sofreu. A decisão reflete uma tendência na justiça de responsabilizar as instituições financeiras por falhas de segurança interna.

Segundo o processo, a cliente utilizou o e-mail para quitar um contrato de financiamento com o banco. Uma suposta funcionária entrou em contato pelo WhatsApp poucos dias depois, enviando dados juntamente com um boleto de R$ 20 mil. E era golpe! Essa é uma tendência recente ou é direito do consumidor?

Bom, neste caso específico, foi uma conversa por WhatsApp e por e-mail, foi fácil demonstrar que o banco não teve cautela com os dados da pessoa. Então, os dados de contratos e  valores  foram vazados por terceiros. Então,  por essa falha na prestação de serviço de ter permitido vazamento desses dados, o banco foi condenado.

Leandro Alvarenga

A coluna Seu Direito Digital é exibida toda quinta-feira durante o Olhar Digital News. Acompanhe!

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.