O Spotify, assim como muitas empresas, parece ter se rendido aos bots de inteligência artificial (IA) como o ChatGPT. Conforme relatado pelo TechCrunch, o streaming está testando um recurso alimentado por IA que cria playlists a partir de prompts de texto — ou seja, você informa ao chatbot seu tipo de música e ele retorna com uma lista de sons baseada na conversa que tiveram.
O que você precisa saber:
- O recurso foi percebido por um usuário do serviço, que publicou a descoberta no TikTok;
- A nova ferramenta, disponível apenas para alguns, aparece em Sua Biblioteca após tocar no botão de + para criar uma nova lista de reprodução;
- Ao TechCrunch, o Spotify confirmou o uso experimental do recurso, mas não ficou claro se o streamer de música irá mesmo lançar a função publicamente.
Leia mais!
- Spotify volta atrás e anuncia que continuará no Uruguai
- Como criar a Retrospectiva Spotify 2023?
- Spotify: como excluir conta e dados
Ao que tudo indica, a ferramenta está disponível apenas em inglês e para um grupo seleto. A empresa não deu detalhes dos critérios para seleção de usuários. “Transforme suas ideias em listas de reprodução usando Al”, diz a descrição do recurso no aplicativo, que ainda sugere outros prompts. Veja abaixo o vídeo do TikTok.
Realizamos uma série de testes rotineiramente. Alguns desses testes acabam abrindo caminho para nossa experiência mais ampla e outros servem apenas como um aprendizado importante. Não temos mais nada para compartilhar neste momento.
Porta-voz do Spotify ao TechCrunch.
Cabe presumir, no entanto, que se o Spotify lançar realmente o novo recurso, é possível que ele seja disponibilizado apenas para assinantes — e com aumento no valor da assinatura.
Vale lembrar que essa não é a primeira ferramenta baseada em IA na qual o streaming de música aposta. No início deste ano, o Spotify lançou o DJ IA (com tecnologia OpenAI), um guia personalizado “que conhece você e seu gosto musical tão bem que escolhe o que tocar para você”. O recurso seleciona músicas e inclui comentários com uma voz artificial, trazendo informações sobre os artistas e canções. A opção ainda não está disponível no Brasil.
Em julho deste ano, Daniel Ek, CEO e cofundador do Spotify, ainda revelou planos para anúncios com a voz do próprio usuário. “Obviamente, você tem que dar aprovação à voz, mas ela abre, do ponto de vista publicitário, todas essas grandes possibilidades para você”. A empresa não divulgou atualizações sobre este recurso.