WhatsApp: o que é o banimento por IP e por que ele ocorre?

Entenda quais as violações das normas de uso do aplicativo podem levar ao seu banimento na plataforma.
Por Simone Cordeiro, editado por Bruno Ignacio de Lima 15/12/2023 04h20
Imagem de símbolo do WhatsApp e sombra de uma mão com cadeado
Imagem Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O banimento de IP no WhatsApp pode acontecer por diversos motivos, mas todos se resumem em normas violadas pelos usuários. De acordo com informações da própria empresa, cerca de dois milhões de perfis são banidos todos os meses.

Por isso, é importante que você saiba quais são essas normas específicas para não ter seu IP bloqueado no WhatsApp. Entenda agora, o que é o banimento por IP e saiba por que ele acontece!

Leia mais

WhatsApp: o que é o banimento por IP?

Ao usar uma plataforma que combina inteligência artificial e cenários perigosos comuns, o WhatsApp detecta perfis suspeitos e realiza o bloqueio dessas contas. Segundo a empresa, dois milhões de perfis chegam a ser bloqueados por mês.

Sendo assim, cerca de 20% dos perfis suspeitos chegam a ser bloqueados logo após o cadastro no app. Porém, em alguns casos, o banimento pode ocorrer após horas ou dias de uso, de forma automática, dependendo do tempo de atividade e conforme o WhatsApp encontre alguma irregularidade na conta.

Vale lembrar que mesmo assim, ainda é possível que o usuário solicite uma análise da plataforma, caso tenha acontecido algum engano.

Banimento por IP no WhatsApp, por que isso ocorre?

Como mencionamos aqui, isso ocorre porque muitos usuários violam as normas da plataforma. Mas para deixar bem claro, é preciso entender os principais motivos que causam o bloqueio. Os indícios de contas suspeitas são divulgados pela própria Meta, empresa proprietária do WhatsApp. No entanto, por segurança, a Meta não revela todos os detalhes específicos que é usado para analisar cada conta. Veja alguns:

  • Acesso aos softwares com versão não-oficiais, como WhatsApp Plus.
  • Contradição entre localização de endereço de IP e número de telefone, muitos estão em países diferentes;
  • Quantidade de mensagens enviadas;
  • Envio de mensagens em grande escala, após a conta ser criada;
  • Links suspeitos compartilhados pelo usuário (muitas vezes perigosos e com fins de golpe);
  • Acesso de um dispositivo a muitos números simultaneamente;

O que fazer em caso de banimento pelo WhatsApp?

Geralmente, se você foi banido, receberá uma mensagem ao acessar a plataforma, onde haverá a informação do que aconteceu. Além disso, você perceberá que perdeu o acesso às conversas.

Se o seu o banimento for temporário, haverá um contador indicando quanto tempo falta para liberação. Então, é só aguardar até que esse tempo acabe para voltar a usar o mensageiro.

No entanto, se a plataforma banir de forma permanente, as chances de ter sua conta de volta neste IP é um pouco mais complicada. Mas se o seu acesso por um IP foi bloqueado por engano, nem tudo está perdido!

Você poderá solicitar a opção “Solicitar análise”. Após isso, basta preencher os dados e informações pedidas para que o bloqueio passe por uma nova análise.

Outra opção é solicitar ao suporte no site oficial do WhatsApp, porém a plataforma não informa o tempo de espera até que seu caso seja resolvido e você tenha um retorno.

Simone Cordeiro
Colaboração para o Olhar Digital

Simone Cordeiro é jornalista formada pela Universidade Nove de Julho. Em 8 anos de experiência, passou por agências de marketing, empresas de tecnologia e indústria. Hoje, é redatora no Olhar Digital.

Bruno Ignacio de Lima
Colaboração para o Olhar Digital

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia e conteúdo perene. Atualmente, é colaborador no Olhar Digital.