Fotos espetaculares do Eclipse Anular do Sol nas Imagens Astronômicas da Semana

Esta semana, as escolhas foram feitas por estudantes do Colégio Estadual de Barrocas, na Bahia
Por Marcelo Zurita, editado por Lucas Soares 18/12/2023 16h35
1-3.png
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Toda semana, no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. Esta semana, as escolhas foram feitas por estudantes do Colégio Estadual de Barrocas, na Bahia. Confira:

Eclipse Ao Vivo

[ Créditos: NASA ]

Em clima de retrospectiva, Ana Rita Oliveira da Silva, de 16 anos, e entrando para o 2° ano do ensino médio, escolheu essa bela imagem de um dos eventos astronômicos mais marcantes do ano: o Grande Eclipse Anular do Sol de 14 de outubro. Na imagem o registro do momento exato em que a NASA transmitiu o início da anularidade na cidade de Albuquerque, no Novo México, Estados Unidos. Eclipses anulares ocorrem quando a Lua passa em frente ao Sol, mas não está próxima o bastante da Terra para encobrir totalmente o disco solar. No ápice do fenômeno, forma-se o chamado “anel de fogo”, e por isso, este eclipse é chamado de “anular”. 

Original em: https://www.youtube.com/live/LlY79zjud-Q?si=fEA8BdudOueBx9RE&t=3981

Uma foto histórica

[ Créditos: Marcelo Maragni/Red Bull ]

Kevin Leonys Silva Pereira, de 16 anos, e aprovado para o 2° ano do Ensino Médio, escolheu essa outra foto do Eclipse de 14 de outubro. Nela, o campeão mundial e olímpico de surf Italo Ferreira em uma composição épica com o raríssimo Eclipse Anular do Sol. O registro histórico foi feito pelo fotógrafo Marcelo Maragni na Praia de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, que além de estar entre os melhores locais para se observar o fenômeno, é a Terra de Ítalo Ferreira. O Grande Eclipse Anular do Sol de 2023 foi visto por uma extensa e estreita faixa, que foi desde o noroeste americano, passando pela América Central e terminando na costa do nordeste brasileiro, onde foi feita essa belíssima foto.

Original em: https://img.redbull.com/images/c_crop,x_301,y_0,h_2778,w_3472/c_fill,w_1200,h_960/q_auto,f_auto/redbullcom/2023/10/16/urwbcyb8ld26j0cuhhfr/surfe-eclipse-italo-ferreira-1 

Quem escolheu

Tanto a Ana Rita quanto o Kevin, são estudantes do Colégio Estadual de Barrocas, da cidade de Barrocas, na Bahia. Eles são alunos do Professor Dawson Queiroz, que participa do Projeto Mistérios do Espaço e procura transmitir um pouco do conhecimento e da paixão pela Astronomia aos seus alunos. 

Marcelo Zurita
Colunista

Pres. Associação Paraibana de Astronomia; membro da Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – e coordenador regional do Asteroid Day Brasil

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.