Toda semana, no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. Esta semana, as escolhas foram feitas por estudantes do Colégio Estadual de Barrocas, na Bahia. Confira:
Eclipse Ao Vivo

Em clima de retrospectiva, Ana Rita Oliveira da Silva, de 16 anos, e entrando para o 2° ano do ensino médio, escolheu essa bela imagem de um dos eventos astronômicos mais marcantes do ano: o Grande Eclipse Anular do Sol de 14 de outubro. Na imagem o registro do momento exato em que a NASA transmitiu o início da anularidade na cidade de Albuquerque, no Novo México, Estados Unidos. Eclipses anulares ocorrem quando a Lua passa em frente ao Sol, mas não está próxima o bastante da Terra para encobrir totalmente o disco solar. No ápice do fenômeno, forma-se o chamado “anel de fogo”, e por isso, este eclipse é chamado de “anular”.
Original em: https://www.youtube.com/live/LlY79zjud-Q?si=fEA8BdudOueBx9RE&t=3981
Uma foto histórica

Kevin Leonys Silva Pereira, de 16 anos, e aprovado para o 2° ano do Ensino Médio, escolheu essa outra foto do Eclipse de 14 de outubro. Nela, o campeão mundial e olímpico de surf Italo Ferreira em uma composição épica com o raríssimo Eclipse Anular do Sol. O registro histórico foi feito pelo fotógrafo Marcelo Maragni na Praia de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, que além de estar entre os melhores locais para se observar o fenômeno, é a Terra de Ítalo Ferreira. O Grande Eclipse Anular do Sol de 2023 foi visto por uma extensa e estreita faixa, que foi desde o noroeste americano, passando pela América Central e terminando na costa do nordeste brasileiro, onde foi feita essa belíssima foto.
Quem escolheu
Tanto a Ana Rita quanto o Kevin, são estudantes do Colégio Estadual de Barrocas, da cidade de Barrocas, na Bahia. Eles são alunos do Professor Dawson Queiroz, que participa do Projeto Mistérios do Espaço e procura transmitir um pouco do conhecimento e da paixão pela Astronomia aos seus alunos.