Sony pretende te “estudar” e adaptar os games para você! Entenda

Tecnologia da Sony deve coletar dados do jogador e, a partir disso, salvar o nível desse player
Por Bob Furuya, editado por Bruno Capozzi 18/12/2023 19h11, atualizada em 02/01/2024 11h55
Sony
(Imagem: Michael Vi/ Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Jogar videogame faz parte da rotina de bilhões de pessoas. E não estou colocando no superlativo: esse número existe e foi apresentado em abril pela empresa de pesquisa de mercado DFC Intelligence, segundo quem 40% da população mundial diz ter algum contato com os jogos. Traduzindo esse percentual: são 3 bilhões e 100 milhões de pessoas pelo menos.

Leia mais

As pessoas jogam por lazer, por diversão, às vezes por trabalho ou pelo simples desafio. Não serei fiscal de ninguém aqui neste texto. Mas entendo que a função primeira de um game sempre teve a ver com entretenimento.

E não tem nada pior – pelo menos para mim – do que um jogo ser fácil ou difícil demais (alô, FromSoftware!).

Pensando nisso, a Sony Interactive Entertainment registrou no último dia 7 deste mês uma patente que futuramente deve permitir ajustes de dificuldade aos jogadores.

Imagem: World Intellectual Property Organization

Entenda como deve funcionar

  • De acordo com o documento publicado na World Intellectual Property Organization, o sistema patenteado se chama Adaptive Difficulty Calibration For Skills-Based Activities In Virtual Environments – em tradução livre: sistema de “Calibração de Dificuldade Adaptativa em Ambientes Virtuais”.
  • Essa tecnologia deve coletar dados do jogador durante as horas de jogo (de vários jogos diferentes) e, a partir disso, salvar o nível desse player.
  • A ideia é que, com essas informações, futuramente o PlayStation ofereça dificuldades personalizadas para cada um.
  • Mais do que isso, o novo sistema pode até mesmo fazer ajustes durante o gameplay.

Como funciona hoje?

Hoje, a maioria dos jogos tem níveis fixos de dificuldade, que variam entre fácil, médio e difícil (esses nomes podem ser diferentes).

Alguns games permitem a mudança durante a campanha; outros não – escolheu no começo e segue até o fim.

Existem ainda os jogos que ficaram conhecidos como soulslike, como Elden Ring ou Bloodborne, da FromSoftware. Estes últimos têm apenas uma dificuldade extremamente desafiadora.

elden ring call of duty
Imagem: Divulgação/FromSoftware

Vai estrear quando?

As informações que temos até agora foram retiradas desse documento da patente.

A Sony e, consequentemente, o PlayStation já poderiam, em tese, utilizar essa tecnologia.

Ainda, porém, não há nada oficial anunciado pela empresa japonesa.

É provável que o novo sistema seja aplicado futuramente em jogos da companhia que tenham esse tipo de dificuldade adaptativa, seja no PlayStation 4, no PlayStation 5 ou em consoles da próxima geração.

As informações são do Insider Gaming.


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.