O Google está adicionando um botão “Cancelar a inscrição” na versão web do Gmail que permite aos usuários deixarem de receber comunicações recorrentes, como newsletters, promoções, e-mail marketing e mais.

A novidade foi observada pelo 9To5Google, que mostra um botão de seleção azul “Cancelar inscrição” ao lado do nome e endereço de e-mail do remetente. Ao clicar, o e-mail pedirá uma confirmação do usuário de que ele deseja cancelar aquele tipo de envio.

publicidade

Leia mais:

Gmail desinscrever e-mail
Botão de cancelar inscrição do Gmail. (Imagem: William Schendes/ Olhar Digital)

No Android, desde o mês passado, a opção começou a ser disponibilizada na versão 2023.11.12 do aplicativo. A expectativa é que, em breve, o botão de “Cancelar inscrição” seja lançado para todos os dispositivos móveis, incluindo iOS.

publicidade

Cancelar inscrições em e-mails já era uma opção no Gmail, no entanto, ela ficava menos evidente aos usuários, pois era necessário clicar nos três pontinhos de um e-mail para cancelar a assinatura.

A medida cumpre a promessa do Google de outubro desse ano de facilitar o cancelamento de assinaturas, parte dos esforços da empresa para evitar e-mails de spam aos usuários.

publicidade

No início do mês, o Google revelou seu novo filtro que é mais eficaz ao classificar mensagens de spam ou indesejadas.

De acordo com a empresa, o vetorizador de texto multilíngue chamado RETVec (Vetorizador de texto resiliente e eficiente, em português) foi responsável por melhorar em 38% a detecção de spam no Gmails, e reduzir em 19,4% a quantidade de mensagens legítimas que iam parar na caixa de spam.

publicidade

Como desconectar a conta Gmail de sites desnecessários

Quer uma forma ainda mais prática de cancelar e-mails indesejados? Há uma opção de desvincular sua conta Gmail de diversos sites e serviços de uma vez.

Para isso acesse o tutorial feito pelo Olhar Digital que ensina como desvincular sites e aplicativos do seu Gmail. Veja aqui.