A Apple anunciou hoje (18) que suspenderá as vendas do Apple Watch nos Estados Unidos, após uma proibição de importação imposta por uma agência federal de comércio. A decisão ocorre após a Comissão de Comércio Internacional dos EUA ter concluído que a empresa violou patentes de um concorrente em relação a um sensor de oxigênio no sangue presente em algumas versões do dispositivo.

O que você precisa saber:

  • A pausa nas vendas entrará em vigor a partir de 21 de dezembro para as vendas online nos Estados Unidos, seguida pelo encerramento das vendas nas lojas físicas após 24 de dezembro.
  • Isso retira do mercado um presente de Natal popular apenas dias antes da data festiva.
  • Os modelos afetados pela suspensão incluem o Apple Watch Series 9 e o Apple Watch Ultra 2, principais lançamentos recentes no site da empresa.
  • O modelo mais antigo, SE, que não estava envolvido na decisão, continuará disponível para compra.
  • Os relógios já vendidos não serão afetados pela proibição.
  • A decisão da Comissão de Comércio Internacional, emitida em outubro, afirmou que a Apple infringiu patentes relacionadas ao sensor de oxigênio no sangue.
  • A empresa de tecnologia médica Masimo, autora da queixa em 2021, alegou que a Apple violou suas patentes.
  • Desde 2020, a Apple incluiu um sensor oxímetro de pulso na maioria dos novos modelos do Apple Watch.

Leia mais:

publicidade

Consequências da decisão

Essa pausa nas vendas ocorre em um momento crucial para a Apple durante a temporada de festas, quando a empresa enfrenta vendas em declínio e diversos desafios comerciais em casa e no exterior. As vendas totais da Apple para o ano fiscal de 2023, encerrado em setembro, registraram uma queda pela primeira vez desde 2019.

O timing do anúncio da Apple pode estimular vendas antes da proibição e atrair a atenção do presidente americano Joe Biden. A administração Biden tem até o dia de Natal para reverter a decisão como parte do processo de revisão da comissão. A Apple tem pressionado a administração para vetar a decisão da comissão, de acordo com a Masimo.

publicidade

As ações da Apple caíram menos de 1% na segunda-feira, após a empresa afirmar que está tomando medidas preventivas caso a decisão seja mantida, e que planeja apelar.

“A Apple discorda veementemente da ordem e está buscando uma variedade de opções legais e técnicas para garantir que o Apple Watch esteja disponível para os clientes”, disse a empresa.

publicidade

“A decisão de excluir determinados modelos estrangeiros do Apple Watch demonstra que até mesmo a empresa mais poderosa do mundo deve obedecer à lei”, afirmou a Masimo em comunicado.