Microsoft levará a IA generativa para o seu carro; veja como

A TomTom se uniu a Microsoft para desenvolver um assistente automotivo alimentado por inteligência artificial 
Por Gabriel Sérvio, editado por Bruno Capozzi 19/12/2023 17h06, atualizada em 20/12/2023 21h12
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Conhecida por soluções de GPS, a holandesa TomTom firmou um acordo com a Microsoft para desenvolver e lançar um assistente automotivo alimentado por IA. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (19) e, segundo a empresa, deve chegar em breve nos sistemas de infoentretenimento de diversas fabricantes de automóveis.

Como é o assistente automotivo com IA

  • A TomTom diz que o assistente oferecerá “interação de voz sofisticada” e mais natural com os motoristas.
  • Ele poderá ser usado para diversos fins, desde navegar, encontrar paradas ao longo de uma rota e controlar sistemas de bordo.
  • A ferramenta também poderá controlar outras funções do carro enquanto o condutor dirige, como abrir as janelas, por exemplo. 

Leia mais:

Onde entra a Microsoft

Segundo as informações do Engadget, a big tech foi a responsável por criar o assistente. Sua tecnologia aproveita recursos de grandes modelos de linguagem da OpenAI, dona do ChatGPT, além de outros produtos da Microsoft e um conjunto de APIs para aplicativos de IA.

Isso significa que o assistente alinhado deve estar alinhado aos avanços mais recentes quando o assunto é inteligência artificial generativa.

Lançamento

A TomTom exibirá em primeiro mão o assistente automotivo com IA em janeiro durante a feira de tecnologia CES 2024, ou seja, falta pouco para saber mais sobre as suas capacidades e como ele realmente funciona.

A empresa diz que a ferramenta será integrada a uma variedade de sistemas oferecidos pelas principais montadoras. Portanto, o assistente deve começar a aparecer em carros de diversas marcas no próximo ano. Por ora, nenhuma parceria formal com fabricantes foi confirmada.

Vale destacar que esta não é a primeira vez que uma empresa tenta colocar a IA generativa nos carros. Em junho, a Mercedes anunciou um programa beta que incorporou o ChatGPT em milhares de veículos selecionados.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.