Nesta época de festas de fim de ano, as compras via celular devem ultrapassar o comércio eletrônico em desktop nos Estados Unidos pela primeira vez. O movimento pode fortalecer ainda mais o TikTok Shop, que tem adotado uma estratégia diferente para competir com rivais como a Amazon no segmento.

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O TikTok tem cerca de 150 milhões de usuários nos EUA e em setembro deste ano lançou o TikTok Shop no país. Desde então, a expansão dos anúncios de produtos e das vendas tem sido impressionante.

O aplicativo que os comerciantes usam para abrir uma conta na ferramenta teve mais de 500 mil downloads, segundo a Data.ai, e a variedade de produtos vendidos aumenta diariamente. É possível comprar ferramentas de jardinagem, cosméticos, máquinas de café expresso, câmeras de vídeo, aspiradores sem fio, brinquedos para cães, telescópios e muito mais.

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TikTok Shop: divulgação de vídeos dos produtos

  • O que chama a atenção é o modelo diferenciado adotado pelo TikTok para competir com a já estabelecida Amazon.
  • No início deste ano, Scott McIntosh foi convidado a vender suportes para telefones no TikTok Shop.
  • A rede social ofereceu pagar pelo frete e cobrir descontos de até 30%, entregando o preço total de cada venda para o produtor.
  • Em troca, ele teria também que criar vídeos do produto e postá-los na plataforma.
  • Os vídeos que McIntosh gravou acumularam 50 milhões de visualizações e os pedidos e vendas dispararam.
  • As informações são da Bloomberg.
TikTok
(Imagem: Antonio Salaverry / Shutterstock)

Desafios para expansão nos EUA

O TikTok Shop também já opera no Sudeste Asiático e no Reino Unido. Apesar do lançamento nos EUA ter acontecido há pouco tempo, 150 mil criadores e vendedores de produtos postaram conteúdo na ferramenta apenas no mês de novembro.

O usuário médio do TikTok nos Estados Unidos passa 33 horas por mês no site, em comparação com 1,4 hora na Amazon, de acordo com medições da Data.ai do uso de aplicativos em dispositivos Android.

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Até agora, o TikTok Shop atraiu principalmente marcas menores que vendem produtos baratos que os compradores da Geração Z podem pagar facilmente. Mas o cenário está mudando.

A gigante de alimentos Mondelez International está nas “fases iniciais de teste” da demanda por Oreos e Sour Patch para crianças. Já a Benefit Cosmetics, de propriedade da LVMH, lançou sua nova máscara Fan Fest no TikTok em julho com uma transmissão ao vivo de 24 horas e vendeu milhares de produtos desde então.

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Mas a expansão da plataforma encontra desafios. Políticos dos EUA estão preocupados com a crescente influência da rede social sobre a população. Alguns defendem a proibição do TikTok no país, alegando que, por ser propriedade da gigante chinesa de tecnologia ByteDance, a plataforma atua como espiã e envia informações dos usuários para o governo da China. Essas acusações estão sendo desmentidas há meses, mas as discussões continuam.

Outro problema para o TikTok Shop é o tempo de entrega dos produtos, que podem chegar a mais de uma semana. Especialistas apontam que a empresa precisará reduzir esse período se quer realmente competir com a Amazon, onde os compradores recebem suas encomendas em questão de poucos dias.

Além disso, a empresa de Jeff Bezos parece estar levando a concorrência a sério e fez acordos com Pinterest, Meta e Snapchat que permitem que seus usuários comprem produtos via anúncios da Amazon sem sair dos aplicativos. Essa é uma clara resposta ao modelo utilizado pelo TikTok Shop e aponta para uma grande disputa no futuro próximo em busca da fidelização dos compradores.