A Xiaomi revelou a primeira parte do seu cronograma global para a chegada do HyperOS, novo sistema operacional baseado em Android, aos seus dispositivos. Esse primeiro pedaço se estende sobre o primeiro trimestre de 2024, com a empresa divulgando os primeiros modelos que receberão a atualização.

Para quem tem pressa:

  • Lançamento do HyperOS pela Xiaomi: A Xiaomi anunciou a primeira parte de seu cronograma global para a implementação do HyperOS, seu novo sistema operacional baseado em Android, com a atualização prevista para começar no primeiro trimestre de 2024;
  • Dispositivos Iniciais para Atualização: A empresa divulgou uma lista de dispositivos que receberão o HyperOS entre janeiro e março de 2024. Entre eles, estão: Xiaomi 13, Redmi Note 12 e Xiaomi Pad 6;
  • Características do HyperOS: O HyperOS, que integra o software de Internet das Coisas chamado Vela, oferece novidades como a possibilidade de desinstalar bloatwares, um novo painel de controle, personalização avançada da tela de bloqueio e um aplicativo de galeria repaginado;
  • Disponibilidade em Novos Produtos: A nova linha Xiaomi 14, lançada em outubro na China, já vem equipada com o HyperOS. O sistema operacional também será instalado em outros produtos da marca, como o Redmi Watch 4, expandindo sua presença em diversos dispositivos Xiaomi.

A gigante chinesa da tecnologia divulgou no X (antigo Twitter) os aparelhos que receberão o novo sistema operacional entre janeiro e março do ano que vem. Veja abaixo:

publicidade

Leia mais:

Além disso, a POCO, subsidiária da Xiaomi, confirmou, também no X, que o modelo POCO F5 será o primeiro a ser atualizado para o HyperOS, embora ainda não haja uma data definida para isso.

publicidade

HyperOS: o novo sistema operacional da Xiaomi

O HyperOS é um sistema operacional baseado em Android e o software de Internet das Coisas chamado Vela, desenvolvido pela Xiaomi, incorporado.

Entre as novidades do HyperOS está a possibilidade de desinstalação de bloatwares – aqueles aplicativos instalados de fábrica que você provavelmente não usa, mas, geralmente, são impossíveis de desinstalar.

publicidade

O HyperOS também traz um novo painel de controle, personalização avançada da tela de bloqueio e um novo aplicativo de galeria.

O Olhar Digital já destrinchou as cinco mudanças principais do novo sistema operacional da Xiaomi, bem como quais celulares da Xiaomi vão receber o HyperOS.

publicidade

Disponibilidade

Tablet com HyperOS da Xiaomi
(Imagem: Divulgação/Xiaomi)

A nova linha Xiaomi 14, que foi lançada em outubro na China, já vem equipada com o HyperOS, marcando a introdução do sistema operacional no mercado.

Além dos smartphones, o HyperOS será instalado em outros produtos da Xiaomi, incluindo o Redmi Watch 4, ampliando a integração do sistema operacional em diferentes dispositivos da marca.

Enquanto planos para atualizar modelos adicionais da Xiaomi e Redmi serão anunciados posteriormente, usuários de modelos mais antigos das linhas Xiaomi ou Redmi terão que esperar mais do que um trimestre para receber a atualização.