O “Celular Seguro”, serviço que terá o objetivo de tornar os celulares inúteis após serem furtados ou roubados, já está disponível para navegadores. O aplicativo para iOS e Android deve chegar nesta quarta-feira (20). A expectativa é que o uso do aplicativo diminua a frequência desse tipo de crime no país.

O objetivo principal da iniciativa é facilitar o bloqueio rápido do aparelho, da linha telefônica e dos aplicativos bancários.

publicidade

Para falar mais sobre o assunto, recebemos o especialista em cibersegurança Jonathan Arend. Ele falou o que esperar na prática:

É bastante importante porque ela possibilita que o usuário deste aparelho que tenha sido roubado, furtado ou mesmo perdido, ele bloqueie rapidamente esse dispositivo em questão de cliques. Então, o propósito dele é justamente bloquear o acesso aos aplicativos de internet banking, isso já nos fornece um grande respaldo para que informações como CPF, conta corrente de transações, dados de cartões de crédito, dentre outras informações que circulam nesses dispositivos, sejam bloqueados quase que instantaneamente. Então, por parte dos internet bankings, a gente tem ali cerca de até 10 minutos para fazer o bloqueio dos aplicativos e até 24 horas pela Anatel. É uma iniciativa bastante importante que vai nos ajudar a agir rapidamente.

Jonathan Arend

Confira a entrevista completa!