O número de artigos científicos removidos em 2023 superou a marca de 10 mil, estabelecendo um novo recorde negativo para a ciência. A principal responsável foi a editora Hindawi, sediada em Londres, que sozinha retirou do ar cerca de 8 mil trabalhos. As informações fazem parte de relatório publicado na revista Nature

Referências irrelevantes e textos incoerentes

• Os países onde mais foram removidos artigos científicos foram Arábia Saudita, Paquistão, Rússia e China.
  • Essas nações também responderam pelas maiores taxas de retratação (quando um artigo é corrigido ou removido) nas últimas duas décadas.
  • De acordo com a Nature, a Hindawi começou a retirar os estudos do ar após editores identificarem referências irrelevantes em milhares de artigos, bem como textos incoerentes.
  • A empresa chegou a afirmar que muitas vezes os pesquisadores enfrentam pressões crescentes para publicar os trabalhos o quanto antes.
  • Além disso, destacou a crescente vulnerabilidade da indústria acadêmica à manipulação sistemática e atividades fraudulentas.
  • Um dos problemas apontados pela Hindawi foi o modo como edições especiais, que são coleções de artigos que tendem a ser supervisionadas por editores convidados, se tornaram alvos de golpistas que fingem ser editores convidados para que possam publicar artigos falsos.

Número de retratações supera o de novos artigos científicos publicados

O relatório da Nature observa que as mesmas questões são enfrentadas diariamente por todas as editoras acadêmicas e representam um desafio para o futuro. A revista lembra que a taxa de aumento das retratações supera a de novos artigos científicos publicados.

O documento ainda afirma que o número de trabalhos retratados mais do que triplicou na última década. E que isso isso é apenas a ponta do iceberg, com empresas que vendem obras e autorias falsas sendo o principal fator responsável pelo cenário.

Os pesquisadores ressaltam que, esses artigos ainda causam problemas mesmo que não sejam lidos, porque os seus supostos resultados são incluídos e agregados com outros quando os cientistas escrevem artigos de revisão.