O PlayStation 5 foi lançado no final de 2020. Pouco mais de três anos depois, as vendas ultrapassaram a marca de 50 milhões de unidades em todo o mundo, segundo a Sony. O resultado confirma o bom momento do PS5, que, em 2023, teve o melhor período de Black Friday desde o lançamento do aparelho.

Leia mais

PlayStation 5: vendas não param de aumentar

Até julho, a Sony havia comercializado mais de 40 milhões de unidades. Dados da Ampere Analysis revelam que as vendas do PlayStation 5 cresceram 65%, atingindo 22,5 milhões de unidades vendidas neste ano e superando os números do Switch e Xbox, que tiveram quedas de 18% e 15%, respectivamente.

Isso significa que o objetivo da Sony de atingir a marca de 25 milhões de unidades do PS5 vendidas no atual ano fiscal, que termina em 31 de março de 2024, está muito próximo de ser tornar realidade.

publicidade

Dado o impulso que tivemos em novembro e muito do que estamos vendo em dezembro, de uma maneira geral, estamos nos sentindo muito bem em relação às vendas como um todo.

Eric Lempel, vice-presidente sênior de marketing global, vendas e operações comerciais da Sony Interactive Entertainment

A divisão de videogames da empresa teve no último ano fiscal o melhor desempenho de vendas do grupo e foi a segunda maior contribuinte para o lucro operacional da companhia, atrás do segmento de música.

Segundo analistas, isso provavelmente tem a ver com uma maior disponibilidade do PS5 depois que problemas na cadeia de suprimentos resultaram em menos consoles nas prateleiras das lojas.

Console do PS5 com controle ao lado
PS5 (Imagem: Divulgação/Sony)

Futuro dos videogames

  • O impulso de vendas do PlayStation 5 ocorre no momento em que a indústria debate o futuro dos consoles.
  • Existe um grande temor à medida que os avanços na tecnologia de computação em nuvem prometem jogos sem que os usuários precisem de aparelhos grandes conectados as suas TVs.
  • Por enquanto, os consoles continuam atraindo jogadores, como o Switch, da Nintendo, que ganhou força este ano com lançamento de novas versões de jogos como os da franquia “Zelda”.
  • Os próximos games do PlayStation incluem “The Last of Us Part II Remastered”, que será lançado em janeiro, e “Final Fantasy VII Rebirth”, previsto para fevereiro do ano que vem.
  • As informações são do UOL.