A saga de Harry Potter, da premiada autora J.K. Rowling, tem mais de 20 anos de sucesso e continua a alcançar cada vez mais gerações com suas histórias cativantes. Entre as melhores coisas dos filmes, estão os cenários surpreendentes. Conheça a seguir mais sobre os locais de gravação e onde foram gravadas cenas icônicas da franquia.

Leia mais:

Cenários quase reais

Algumas pessoas acreditavam que apenas estúdios ou tecnologias virtuais de produção de cenários gravavam as cenas de Harry Potter. No entanto, a própria autora, J.K. Rowling, revelou que, para ambientar e aproximar o público do universo do famoso bruxinho, os oito filmes da saga usaram diversos locais. Além dos estúdios da Warner Bros, as gravações ocorreram em locais do Reino Unido, incluindo Inglaterra, Escócia e País de Gales.

Plataforma 9 ¾

Para retratar a Plataforma 9 ¾ da Hogwarts Express, descrita nos livros com realismo, escolheram a estação King’s Cross, em Londres, como cenário durante as gravações de Harry Potter. Utilizaram parte da parede da estação, aproximadamente entre as plataformas 4 e 5, para filmar as cenas em que Harry e seu grupo atravessavam magicamente a barreira de tijolos para chegar a Hogwarts Express.

publicidade

Hoje, no local da filmagem, há um carrinho de bagagem que parece desaparecer magicamente em uma parede sob uma placa da Plataforma 9 ¾.

King's Cross
O local se tornou na realidade uma espécie de santuário para os fãs da série, que visitam para tirar fotos como recordação. Imagem: cowardlion / Shutterstock

O trem para Hogwarts

Uma das cenas famosas da saga mostra o trem de Hogwarts passando sobre um viaduto. O Viaduto Glenfinnan, concluído em 1901 em Inverness-shire, nas Terras Altas da Escócia, foi escolhido para trazer o realismo necessário ao filme.

O viaduto, localizado a cerca de 30 metros acima da água, atravessa o Rio Finnan e proporciona uma viagem impressionante aos passageiros.

Viaduto Glenfinnan
O viaduto visto durante os filmes da saga de Harry, de fato existe. Imagem: Lukas Bischoff Photograph / Shutterstock

Casa dos Dursley

A casa dos Dursley, famosa principalmente pelos livros e ao longo da saga de Harry Potter, está localizada em 4 Privet Drive na ficção, mas, na realidade, é uma residência construída na 12 Picket Post Close, na cidade de Bracknell.

Na história, o pequeno bruxo viveu nesse local, dentro de um armário, com seu tio Válter, sua tia Petúnia e seu primo Duda Dursley, antes de partir para Hogwarts.

Casa dos Dursleys virou réplica em estúdio da Warner Bros. em Londres
O cenário onde foi a casa dos Dursley no filme, teve que ser reconstruído pela Warner Bros como forma de facilitar o acesso dos fãs ao cenário. Imagem: Jeff Whyte / Shutterstock

É interessante destacar que depois das filmagens a Warner Bros decidiu construir uma réplica da casa em um estúdio.

A taberna do Caldeirão Furado

A entrada para a famosa taberna do caldeirão furado é na realidade a porta de uma empresa na Bull’s Head Passage, no Mercado de Leadenhall em Londres. No longa, o pub fica no Beco Diagonal, a então popular rua comercial onde os feiticeiros compram seus feitiços e poções.

Caldeirão Furado
A taberna do balde furado, na realidade, é uma frente de uma empresa na Bull’s Head Passage. Imagem: Juraj Kamenicky / Shutterstock

O voo de vassoura

Um dos momentos que marcaram gerações foi quando Harry realizou o famoso voo de vassoura. Na verdade, o cenário escolhido para essa cena do bruxinho foi o Castelo de Alnwick, em Northumberland, no norte da Inglaterra, que aparece no primeiro filme como palco da aula de Madame Hooch sobre como voar em uma vassoura.

Atualmente, o local é usado para a realização de eventos e apresenta exibições relacionadas à saga de Harry Potter.

Castelo de Alnwick
O lugar é usado hoje para exibir filmes ligados a saga de Harry. Imagem: Craig Duncanson / Shutterstock

A casa de Grifinória

A Catedral de Gloucester, localizada no sul da Inglaterra, possui mais de 1300 anos de história e fez diversas aparições no cinema. A saga de Harry Potter gravou cenas que aconteceram na Casa de Grifinória nos corredores dela.

Catedral de Gloucester
A Catedral de Gloucester conta com mais de 1300 anos de história e inclui diversas aparições no cinema. Imagens: PJ photography / Shutterstocl