O programa de recompensas da Starbucks, o “Starbucks Rewards”, será encerrado no Brasil. O anúncio foi feito pela operadora da marca americana por aqui, a SouthRock, que teve a recuperação judicial aprovada há duas semanas.

Leia mais

A SouthRock, que também é dona das operações do Subway, TGI Friday’s e Eataly no país, enviou um e-mail aos clientes com o aviso, nesta quarta-feira (27).

De acordo com a empresa, as pessoas que possuem créditos no serviço do Rewards poderão utilizar o saldo até o dia 31 janeiro de 2024.

publicidade

A partir desta data, também serão suspensos os pagamentos com o chamado Starbucks Card, além das operações pelo aplicativo da cafeteria. Todos esses serviços deixarão de funcionar no Brasil.

A empresa informa que você pode tirar suas dúvidas no e-mail [email protected] e pelo telefone 0800-777-8252.

Entenda a crise

A SouthRock tem uma dívida estimada em R$ 1,8 bilhão. Desse total, mais de R$ 130 milhões seriam débitos com a Starbucks Coffee International, dona da marca.

Como a operadora não estava pagando os royalties devidos, a empresa americana decidiu acionar uma cláusula no contrato e optou pela rescisão. Isso foi em meados de outubro.

No fim do mês, a SouthRock deu entrada no processo de recuperação judicial.

Todas essas informações, aliás, estão no pedido inicial de reestruturação que a empresa enviou ao Tribunal de Justiça de São Paulo.

O juiz Leonardo Fernandes dos Santos, da 1ª Vara de Falências e Recuperação Judicial de São Paulo, autorizou o processo de recuperação judicial no dia 12 de dezembro.

Ele suspendeu as ordens de despejo e a cobrança de dívidas contra a empresa pelo prazo de 180 dias. Deu ainda 60 dias para a apresentação de um plano de como a empresa vai se reerguer e equacionar as dívidas.

Na decisão, o magistrado, porém, não atendeu o pedido da SouthRock em prorrogar a validade do contrato com a Starbucks. A operadora só poderá utilizar a marca da cafeteria americana até fevereiro de 2024.

Depois disso, a gestora poderá continuar operando seus restaurantes, mas sem a marca Starbucks. Esse é o motivo pelo qual o e-mail do Rewards foi encaminhado aos clientes. Haverá uma desvinculação.

A sede da Starbucks não informou, até o momento, quem será a nova operadora – nem se haverá uma nova operadora. Declarou apenas que busca manter as operações no Brasil e reforçou o compromisso com o mercado brasileiro.

O que é recuperação judicial?

  • É um processo que permite às organizações renegociarem suas dívidas, evitando o encerramento das atividades, demissões ou falta de pagamento aos funcionários.
  • Por meio da recuperação, as empresas ficam desobrigadas de pagar os credores por algum tempo, mas têm de apresentar um plano para acertar as contas e seguir em operação.
  • Resumindo, a recuperação judicial é uma tentativa de evitar a falência.
  • No caso da SouthRock, o pedido foi encaminhado à Justiça de São Paulo.
  • A empresa afirma que teve prejuízos devido à alta instabilidade no país, à elevada taxa de juros, além das constantes variações cambiais.
  • Culpou ainda a pandemia de Covid-19, ao afirmar que teve uma queda de 95% nas vendas em 2020, 70% em 2021 e 30% em 2022.