Imagem: Hadrian / Shutterstock.com
A Apple passou por reveses às vésperas do Natal, tendo dois modelos do Apple Watch proibidos de serem vendidos por violações de patentes de uma empresa do setor médico. A big tech já recorreu e conseguiu uma liberação temporária das vendas. Apesar dos riscos no mercado da saúde, que é altamente regulamentado, a Apple deve continuar investindo em novidades para o relógio inteligente – e potencialmente entrar em desacordos com outras companhias.
Leia mais:
A Apple foi impedida de vender os modelos Watch Series 9 e Ultra 2 do Apple Watch por violações de patente em relação ao sensor de oxigênio no sangue. No processo que culminou na decisão, a empresa Masimo, de tecnologia de saúde, acusou a big tech de roubar a ideia para o sistema de oximetria de pulso.
No entanto, de acordo com o jornal Wall Street Journal, a Apple não deve parar por aí e quer tornar o relógio um dispositivo médico completo, mesmo que isso signifique problemas jurídicos.
Durante anos, a empresa já vem aprimorando os recursos de saúde dos modelos, que já incluem monitoramento de oxigênio no sangue e pressão arterial. A expectativa, segundo o site, é que no futuro a Apple chegue tão longe que possa medir níveis de glicose no sangue sem a necessidade de perfuração.
O problema dessas inovações é que a Apple não é a única mirando nesse tipo de tecnologia. Startups do setor de saúde, como a Hagar, de Tel Aviv, e a Know Labs, de Seattle, já trabalham em métodos de monitoramento de glicose no sangue há anos.
Conforme a big tech avança no mercado, aumentam as acusações de roubar ideias e métodos de concorrentes menores, além de violar patentes.
Ben Bajarin, analista principal da empresa de pesquisa de tecnologia de consumo Creative Strategies, ainda pontua que o ocorrido com a Masimo, que levou à proibição das vendas do Apple Watch nos EUA na última semana, mostra que o mercado da saúde é altamente regulamentado. Ou seja, para se destacar no setor, a Apple ainda deve arrumar alguns problemas jurídicos no caminho.
Esta post foi modificado pela última vez em 28 de dezembro de 2023 17:08