A linha Series 9 do Apple Watch lançada há algumas semanas não trouxe grandes novidades para o relógio inteligente da Apple, mas a próxima geração de dispositivos deve ser bastante diferente. E, de acordo com rumores recentes, o futuro Apple Watch X (ou Series 10) vai contar com monitoramento de pressão sanguínea e de apneia do sono, oferecendo relatórios ainda mais completos sobre a saúde dos usuários.

A informação foi divulgada pela Bloomberg. A Apple estaria, também, preparando monitoramento de glicose no sangue para os relógios futuros — recursos que podem ficar apenas para modelos lançados a partir de 2025.

Leia mais:

É importante ressaltar que o monitoramento de índices de saúde pessoal dos relógios inteligentes da Apple não substituem exames feitos com médicos e profissionais de saúde devidamente capacitados, mas esses dados podem ser úteis para pacientes diagnosticados com determinadas doenças monitorarem a própria saúde.

publicidade
Apple Watch
(Imagem: Chikena/ Shutterstock.com)

A abordagem dos futuros Apple Watch envolveria espectroscopia de absorção infravermelha de ondas curtas, que libera luz através da pele do usuário entre os vasos sanguíneos e as células para ler a luz que reflete, e, assim, calcula a concentração de glicose no sangue do usuário.

A ideia é oferecer medição de índices de saúde de maneira não-invasiva — novamente, sem o objetivo de substituir exames realizados por profissionais, mas ainda exibindo informações para o usuário monitorar a própria saúde, mesmo sem a mesma precisão dos processos clínicos adotados pela medicina moderna.