A idade chega pra todo mundo, não é mesmo? E se por um lado, envelhecer traz ganhos em anos e experiência, por outro, perde-se a beleza de uma pele vistosa, a firmeza dos músculos e o brilho dos cabelos. Afinal, os grisalhos chegam com tudo! Mas será que é possível parar, retardar ou reverter o processo dos cabelos brancos?

Reunimos aqui algumas explicações baseadas em estudos científicos para responder essa pergunta acima. Então, se você está naquela fase de arrancar cada fio de cabelo branco que surge na cabeça, aproveite para saber tudo agora.

Por que nossos cabelos ficam brancos com o passar dos anos?

O principal motivo é realmente o fator idade, pois as células pigmentares dos folículos capilares morrem aos poucos, à medida que vamos envelhecendo, ou seja, nessa fase já está acontecendo a falta da presença do pigmento melanina.

Porém, outros fatores também podem estar relacionados aos cabelos grisalhos. Um estudo realizado em 2021, pela Universidade de Columbia aponta o estresse como uma das causas. A pesquisa, teve 14 voluntários, os quais apresentaram fortes evidências de que o envelhecimento dos fios pode estar ligado com o fator emocional, mais especificamente o estresse.

Neste estudo, foi levantada a hipótese de que quando as pessoas estão sob menos estresse, a cor do cabelo pode regressar, desde que a cor dos cabelos brancos não esteja associada a idade em si. Quanto a essa causa os pesquisadores não apresentam nenhuma reversão propriamente dita, a não ser o que todos já sabemos: uma boa tinta para cabelo.

Adeus cabelos brancos: veja se isso é possível

A euforia sobre esse assunto ganhou relevância após alguns estudos apontarem para a possibilidade de evitar a progressão dos cabelos brancos.

Publicado pela revista científica Nature e coordenado por pesquisadores da Faculdade Grossman de Medicina da Universidade de Nova York (NYU), o estudo sugere o retardamento da falta de pigmento nos fios.

Dessa forma, a pesquisa concluiu que as células-tronco, que são capazes de se converterem em muitos tipos de células diferentes, possuem a capacidade de se deslocarem entre as partes de crescimento dos folículos pilosos (local onde podem ficar presas à medida que o fio de cabelo envelhece) fazendo com que perca sua capacidade de maturar e mantenha sua coloração.

Outra ideia que circulou na internet foi a estratégia de induzir o corpo a produzir a substância que impede o fio de entrega-se de vez ao embranquecimento.

Com isso, essa opção aconteceria como uma forma de prevenção contra os cabelos brancos, dando primeiro sobrevida saudável dos melanócitos, as células especializadas que produzem o pigmento melanina (responsável pela cor dos cabelos).

Na sequência, haveria o impedimento do acúmulo de um subproduto da produção da melanina, o peróxido de hidrogênio. Porém, ele tem um efeito destruidor para as células, que precisam de antioxidantes para neutralizar seu impacto. O que acontece é que o nosso corpo para de produzir esses “defensores antioxidantes” com o passar da idade.

Por isso, o objetivo seria quebrar o peróxido de hidrogênio, usando um aminoácido chamado metionina. Contudo, o artigo foi publicado em 2009 e acabou não avançando.