Em um esforço para aproximar o Japão da China e EUA no que diz respeito ao mercado de veículos elétricos, cinco principais montadoras japonesas se uniram para desenvolver um novo software avançado dedicado aos EVs. Intitulado como ‘Pesquisa Avançada de SoC para Automotivo’ (ASRA), o projeto visa pesquisar e criar semicondutores de alto desempenho (SoC) para os carros tecnológicos. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • O grupo das montadoras japonesas é formado por Toyota, Honda, Nissan, Mazda e Subaru; 
  • Conforme o contrato de parceria, o grupo reunirá seus talentos e experiência para desenvolver chips para veículos até 2028 — a partir de 2030, eles pretendem instalar os SoCs em veículos produzidos em massa; 
  • Além das montadoras, a aliança terá ainda a participação de fabricantes de componentes elétricos (Denso e Panasonic) e empresas de semicondutores (Cadence Design Systems, Japan, Mirise Tech Corp, Renesas Electronics Corp, Socionext inc. e Synopsys Japan). 

Leia mais! 

De acordo com a Electrek, Keiji Yamoto, pesquisador sênior da Toyota Motor, será o presidente do novo grupo de pesquisa. Nobuaki Kawahara, consultor sênior da Denso, atuará como diretor. 

publicidade

O movimento “a união faz a força” das empresas japonesas não é de todo uma surpresa, já que a China ganhou uma vantagem significativa este ano no setor automotivo, principalmente com sua estratégia de EVs mais acessíveis, abalando até a então líder em vendas de elétricos, Tesla. 

De acordo com dados da EV-Volumes, a ascensão da China já pode ser vista em números há algum tempo. O país tem mostrado uma transição bem acelerada e já é líder na exportação de elétricos.  

publicidade

Junto com a Tesla, por exemplo, a BYD, fabricante chinesa de carros elétricos, se consolidou em 2023 como a montadora que mais vende e cresce no segmento — recentemente, conforme divulgou a Bloomberg, ela tirou o trono da Tesla como líder em vendas globais, um marco simbólico para o mercado. 

A ascensão dessa e outras marcas chinesas ocorre enquanto a Tesla e outras montadoras sentem queda em seus números. No penúltimo trimestre do ano, a fabricante de Elon Musk registrou um declínio de 2,6% nas vendas de veículos elétricos fabricados na China. As vendas da Toyota também tiveram ligeira queda este ano no mesmo mercado: 2% até novembro.