Imagem: Dan Race/Shutterstock
De acordo com dados do Ministério da Saúde, 2023 viu um importante aumento no número de doação de órgãos no Brasil, tornando-se o melhor ano em uma década no setor de transplantes do país. Conforme divulgou o G1, foram 3.060 doações de janeiro a setembro, representando um salto de 17% em comparação com o mesmo período de 2022.
Para quem tem pressa:
Leia mais sobre transplantes de órgãos!
Apesar da mudança nos números, no entanto, as filas de espera para transplante de órgãos continuam longas. Em Minas Gerais, por exemplo, ainda são 6.488 pessoas aguardando por órgãos e tecidos — o número também é maior que o registrado no fim de 2022.
Vale lembrar que a doação depende da autorização da família, assim, o MG Transplantes destacou a importância de ter o tipo de conversa com os parentes.
Esperamos que com o início da política de Incentivo Estadual para Doações e Transplantes, que conseguimos em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), esses números melhorem ainda mais.
Omar Lopes Cançado, diretor do MG Transplantes.
Em nota, o Ministério da Saúde pontuou que “tem empenhado esforços, sobretudo, na formulação de estratégias que visem ao aumento da oferta de órgãos e tecidos para transplantes e, consequentemente, reduzir o tempo de espera dos pacientes em lista”.
Dúvidas sobre a doação de órgãos podem ser consultadas pelo telefone 0800-2837183 ou aqui!
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de dezembro de 2023 09:57