Imagens gravadas por um passageiro do voo da Japan Airlines mostram uma grande quantidade de fumaça dentro do avião após ele colidir com uma outra aeronave no Japão nesta terça-feira (02). Gravadas com um celular do interior da cabine, elas mostram o avião já parcialmente em chamas enquanto tentava parar após pousar no aeroporto de Tóquio.
Leia mais
- Homem abre a porta de um avião durante o voo; vídeos mostram ventania
- Rússia confirma morte de Yevgeny Prigozhin em queda de avião após análise de DNA
- Como aconteceu o acidente de avião que matou os Mamonas Assassinas?
Fumaça tomou conta da cabine do avião
No primeiro momento, os passageiros mantiveram a calma, apesar de o choque ter gerado uma explosão instantânea em ambas as aeronaves, que puderam ser vistas pelas câmeras do aeroporto. Na sequência, a cabine foi tomada por uma forte fumaça negra.
Os passageiros foram retirados aos poucos pela tripulação, que, segundo a companhia, seguiu os protocolos de evacuação em casos de emergência. Alguns escorregam pela rampa inflável montada pela tripulação, enquanto a turbina estava em chamas. As informações são do G1.
De acordo com as autoridades japonesas, o avião colidiu com uma aeronave da Guarda Costeira que se preparava para decolar em direção à base militar de Niigata, na costa oeste do Japão. Ela levaria ajuda às cidades atingidas pelo terremoto de 7,6 graus que atingiu o país nesta segunda (1º).
Até agora, 48 pessoas morreram. Os tremores ainda geraram alertas de “grandes tsunamis” para a costa do Japão, além da Coreia do Sul, Coreia do Norte, e extremo leste da Rússia.
Colisão ocorreu na pista do aeroporto
- O acidente aconteceu quando o avião da Japan Airlines pousava no aeroporto de Haneda, em Tóquio.
- Ele atingiu uma aeronave da Guarda Costeira que estava parada na pista.
- Segundo a rede estatal japonesa NHK e a agência estatal Kyodo, cinco dos seis tripulantes do avião da Guarda Costeira morreram.
- O único sobrevivente da aeronave foi o piloto, que está internado em estado grave.
- Apesar da explosão, a Japan Airlines afirmou que todas as 379 pessoas a bordo do avião foram retiradas com vida antes da aeronave ser consumida pelas chamas.
- Segundo a polícia, 17 passageiros ficaram feridos, mas não há mais detalhes sobre o estado de saúde delas.
- O gabinete do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse que está reunindo informações para identificar as falhas que provocaram o acidente.
- Já o aeroporto de Haneda informou que todos os pousos e decolagem foram cancelados.